Itália está transformando pneus velhos em trilhos sustentáveis para produção de energia limpa
31/01/2020
Feira do Bem é Sou Resíduo Zero
10/02/2020

Como fazer seu espaço de eventos ser sustentável?

Sustentabilidade é um tema que tem permeado o mercado de eventos nos últimos anos, portanto a etapas de estruturação e planejamento são uma grande oportunidade para a adoção de práticas que agridem menos o meio ambiente, desde a não geração de resíduos, descarte adequado até a compensação das emissões de GEE (gases do efeito estufa). 

Incentivar práticas sustentáveis num espaço de eventos é interessante tanto para a produção, melhorando a imagem da organização frente ao público e reduzindo custos, quanto para o público geral, que se sente parte de uma iniciativa engajada, que se preocupa com o impacto que causa no meio ambiente e toma atitudes para reduzí-lo. . 

Envolver o público, grandes empresas, organizadores e fornecedores é uma ferramenta essencial pois torna as práticas ainda mais vantajosas, além de disseminar a ideia de sustentabilidade para outras áreas.  

Mas como inserir de fato práticas sustentáveis em um evento? Quais ações devem ser realizadas? 

Foi pensando em atender à essas demandas que nós da Eccaplan criamos programas voltados ao desenvolvimento de eventos sustentáveis. São campanhas que trabalham desde a não geração e descarte adequado dos resíduos até a neutralização dos GEE emitidos durante a realização do evento. 

Sou Resíduo Zero

A campanha  surgiu com o objetivo de engajar pessoas, eventos, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando desde a não geração até o descarte adequado dos resíduos que são inevitavelmente gerados. 

O brasileiro produz em média 1 Kg de resíduos diários e somente 25% realiza a separação desses resíduos. A ausência da coleta seletiva em muitas cidades brasileiras nos distancia de temas como esse e nos leva a uma triste realidade que é o descarte dos resíduos sólidos em lixões. Tal prática contribui para a contaminação do solo, das águas subterrâneas e contribui para o aumento da desigualdade social no Brasil. 

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva e gerando compostos orgânicos obtidos pela compostagem. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

O trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que auxiliam na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Durante o evento nossa equipe realiza a triagem dos materiais, separando-os por composição e destinação e também disponibiliza nossas lixeiras que facilita o descarte por tipo de material. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

Já fomos responsáveis por reaproveitar e destinar corretamente mais de 15 mil toneladas de resíduos gerados em eventos e empresas. 

“Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

Em nosso site temos disponíveis alguns materiais gratuitos que podem te auxiliar na gestão de resíduos e sustentabilidade dos seus eventos. Baixe nosso e-book “Gestão de resíduos em eventos” aqui para 

Recentemente participamos do programa Cidades e Soluções mostrando na prática como funciona nossa campanha em evento realizada da Casa das Caldeiras, em São Paulo. 

Temos também um passo a passo que pode te ajudar a organizar um evento sustentável. Baixe aqui nosso e-book “Eventos Sustentáveis: Um guia completo”

Em nosso site, você pode acessar mais materiais e alguns eventos que estivemos presentes como a CCXP, Brasil Game Show (BGS), Feira APAS Show e CarnaUOL. Confira a cobertura clicando sobre o nome do evento. 

Mas e com relação aos impactos e resíduos que são inevitáveis de serem gerados, como lidar com isso? 

Evento Neutro 

Pensando nos impactos e resíduos cuja geração é inevitável, como por exemplo as emissões de carbono provenientes da montagem de eventos, transporte do público,  fornecedores…, foi desenvolvido o projeto Evento Neutro, que se baseia em alternativas para neutralizar as emissões de GEE realizadas. 

A quantificação das emissões é realizada com base no público estimado e na infraestrutura do evento como um todo. 

São contabilizadas as emissões provenientes do deslocamento realizado pelo público para chegar até o evento, meios de transportes utilizado.. Para as emissões realizadas pela infraestrutura e organização do evento são considerados as fontes de energias utilizadas no festival (geradores de energia movidos à diesel, por exemplo), materiais empregados na estrutura, tipo de lixo que é gerado e como é realizado seu descarte…

Se você se interessa em neutralizar as emissões de seu evento, gerir adequadamente os resíduos e assim causar menos impacto no ambiente, conheça mais sobre nossos programas e cases de sucesso em Evento Neutro e Sou Resíduo Zero

Entre em contato com um de nossos especialistas para entender como certificar seu evento. 

📱 (11) 98214-4404

📞(11) 3039 8312

💻 eccaplan.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 4 =