CarnaUOL 2020 é Sou Resíduo Zero e Evento Neutro!
29/01/2020
Como fazer seu espaço de eventos ser sustentável?
07/02/2020

Itália está transformando pneus velhos em trilhos sustentáveis para produção de energia limpa

Essa alternativa usa energia solar e reduz a poluição causada por pneus e plásticos usados, além de melhorar a mobilidade urbana.

Em todo o mundo, viajar de trem é uma forma de transporte altamente vantajosa e popular, principalmente pelo seu custo. Na melhor das hipóteses, você pega o trem para ir ao trabalho, viajar, passear e outras atividades. Ainda mais na Europa.

Na Itália por exemplo, uma empresa procura desenvolver uma versão mais sustentável de uma infraestrutura crucial para o bom funcionamento das ferrovias do país.

A Greenrail, com sede em Milão, desenvolveu uma tecnologia que permite a fabricação de trilhos com “matérias-primas secundárias”.

“Os trilhos da Greenrail são trilhos de ferrovia que têm as mesmas características mecânicas que os trilhos de concreto armado tradicionais, o que representa o padrão no mercado atual”, disse à CNBC Giovanni De Lisi, CEO da empresa.

O diferencial é que De Lisi teve a brilhante ideia de cobrir os trilhos com uma mistura de plástico e borracha de pneus velhos que foram reciclados para levar o sistema ferroviário a um futuro mais sustentável.

“Eles são feitos principalmente de plástico reciclado: plástico urbano e pneus velhos reciclados”, acrescentou De Lisi.

Como resultado, o custo de manutenção caiu em 50% e sem contar que os novos trilhos possuem uma durabilidade maior, podendo alcançar até 50 anos a mais do que os tradicionais, que geralmente têm uma vida útil de 40 anos. Para cada quilômetro de pista, esses novos trilhos reutilizam até 35 toneladas de pneus altamente poluentes e geralmente difíceis de reciclar.

A empresa também diz que um trilho da Greenrail pode incorporar painéis fotovoltaicos para permitir a captura de energia solar. “A idéia do Greenrail Solar surgiu da vontade de transformar a infraestrutura ferroviária de infraestrutura passiva em infraestrutura ativa”, acrescentou de Lisi.

“Os trilhos do trem são expostos ao sol 90% das vezes; daqui vem a ideia de coletar energia solar e transformá-la em eletricidade”, acrescentou.

Graças a esta iniciativa, o número de resíduos de plástico e borracha pode ser reduzido no país. Além disso, com a inovação para criar energia limpa, estão sendo feitos progressos para ajudar num um mundo mais sustentável.

Fonte: CNBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *