O que é a NBR 10004/2004?
30/04/2021
Alemanha proíbe definitivamente a venda de plásticos descartáveis
06/07/2021

Beacon School é Sou Resíduo Zero

Inaugurada em 2010 e reconhecida pela International Baccalaureate Organization como IB World School, a Beacon School tem hoje mais de 1.000 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em um ambiente que enfatiza o acolhimento, a Beacon oferece uma educação internacional genuinamente bilíngue e aberta para o mundo, ao mesmo tempo em que valoriza suas raízes brasileiras.

Reconhecem a diversidade como oportunidade de promover e ampliar o desenvolvimento pessoal e a colaboração com a sociedade. E formam alunos curiosos e críticos, comprometidos com seu papel transformador para uma sociedade mais ética e pacífica no século 21.

Do ensino infantil, passando pelo fundamental I e II, até o ensino médio, a Beacon se orgulha do rigor acadêmico do seu programa e de uma educação centrada em princípios.

Trabalho com resíduos sólidos na Beacon

O trabalho com os resíduos na escola não se trata apenas de uma questão operacional. Compreendemos, na Beacon, que a sustentabilidade vai muito além de apenas questões ambientais e envolve o fortalecimento de uma cultura fundamentada em valores como respeito, cuidado, empatia, cooperação e responsabilidade. Dessa forma, é necessário o envolvimento de toda a comunidade da escola para que, por exemplo, o sistema de coleta seletiva funcione.

Além disso, essa é apenas uma das inúmeras temáticas trabalhadas na Beacon em relação à sustentabilidade. Inserimos em nosso projeto pedagógico os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global lançada pela ONU com o intuito de definir as prioridades e fomentar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável até 2030. São realizados diversos projetos, ações, campanhas, eventos, formações da equipe e o fortalecimento de parcerias internas e externas.

Integrando nossos estudantes às tendências, movimentos globais e preparando-os para desafios socioambientais atuais, temos o compromisso de sermos protagonistas na construção de um mundo melhor.

Implementação do programa Sou Resíduo Zero na Beacon

Pensando em dar mais um passo no caminho ao desenvolvimentos de ideias sustentáveis, e, mais importante, ensinar e dar o exemplo, a Beacon School em parceria com a Reconectta se uniu à Eccaplan para participar do manifesta Sou Resíduo Zero, adquirindo o selo que representa sua aderência ao programa.

Para a implementação do programa Sou Resíduo Zero na Beacon, trabalhamos com as duas unidades, que seguem:

  • Na unidade de Campus tivemos o total de 2.642,00 kg de materiais recicláveis (papel, embalagens plásticas, papelão e alumínio), nos meses de novembro de 2019 a fevereiro de 2020.  
  • Na unidade da Villa tivemos o total de 1.417,00 kg de  materiais recicláveis (papel, embalagens plásticas, papelão e alumínio), nos meses de novembro de 2019 a fevereiro de 2020.  

Sobre o Movimento Sou Resíduo Zero

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade, deixando um legado positivo às gerações futuras.

Queremos disseminar cada vez mais o conceito e boas práticas relacionadas com os resíduos sólidos, fazer com que a comunidade repense o modelo atual de consumo e atribuir valor aos resíduos através de novas atitudes, como: escolha consciente dos materiais, destinação de materiais para reciclagem e compostagem.

Esse novo olhar sobre os resíduos surgiu na Califórnia no início dos anos 2000 através da Zero Waste International Alliance (ZWIA), vista como um marco na maneira de gerenciar e tratar os resíduos e principal inspiração para o Movimento Sou Resíduo Zero. Esse foi o momento em que grupos mostraram-se preocupados com a destinação e geração de resíduos e se empenharam em disseminar suas práticas pelo mundo.

Um dos principais objetivos de organizar a Aliança foi estabelecer padrões para orientar o desenvolvimento do Lixo Zero no mundo. Além da criação da primeira definição internacional aceita do conceito “Zero Waste”, visando ajudar as empresas e as comunidades a definir seus próprios objetivos para o gerenciamento de seus resíduos.

Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% do seus resíduos.

Saiba mais sobre o Movimento Sou Resíduo Zero, e sua gestão de resíduos da Casa Cor no vídeo, em nossa página do Facebook.

Sobre a Reconectta

A Reconectta é um negócio social que nasceu para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável e mais justo. Levando valores e cultura da sustentabilidade para espaços, pessoas e instituições por meio de experiências educacionais.

Para Beacon School, a consultoria desenvolveu e implementou programas e projetos de educação para sustentabilidade, transformando pessoas, espaços e culturas.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + treze =