Como uma cidade japonesa se prepara para chegar ao desperdício zero neste ano
29/01/2020
Itália está transformando pneus velhos em trilhos sustentáveis para produção de energia limpa
31/01/2020

CarnaUOL 2020 é Sou Resíduo Zero e Evento Neutro!

Acontecerá no dia 08 de fevereiro a 7ª edição do Festival CarnaUOL, dessa vez no Jockey Club, um dos espaços mais badalados e tradicionais da capital paulista.

O festival traz um line-up que conta com os maiores nomes dos mais diversos gêneros musicais. 

As irmãs Simone e Simaria, as cantoras Luisa Sonza e Iza, com hits do funk e pop nacional, além dos shows da Claudia Leitte, Banda Eva com participação especial do É o Tchan. O público também poderá curtir os hits aclamados do cantor de funk MC Zaac, além das apresentações de Ammie Graves, Math Gori, Treze & Nizz, Dre Grazzelli e DJ Wolf, da dupla de produtores DKVPZ e também de Vintage Culture, uma das atrações mais esperadas da festa.

E reforçando mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente, o CarnaUOL contará com a implantação de iniciativas que estimulam a adoção de ações sustentáveis tornando-se um Evento Neutro, assumindo a responsabilidade de compensar todas as emissões de gases do efeito estufa (GEE) gerados pela organização, além de trabalhar desde a não geração à destinação correta dos seus resíduos, tornando assim Sou Resíduo Zero pela terceira vez! 

O festival já foi Sou Resíduo Zero em edições anteriores, veja como foi o CarnaUOL 2019

Só ano de 2018 durante o evento foram  triados e destinados corretamente 600 kg de plástico, 520 kg de papel, 498 kg de metais e 130 kg de lonas. 

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Quem coordena o programa é a eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

No CARNAUOL, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os envolvidos no evento. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

 

E para realizar a neutralização de carbono na mesma quantidade que foi gerada no evento, a ação ambiental apoiada será o Projeto Ecomapuá, que atua na conservação da Amazônia paraense, preservando sua biodiversidade, além de promover o desenvolvimento econômico e social de mais de 100 famílias através do uso sustentável dos recursos naturais. É uma das primeiras iniciativas de geração de créditos de carbono através Redução de Emissões de Desmatamento Evitado (REDD) no Brasil, uma forma inovadora de gerar maior valor econômico para a floresta em pé do que devastada.

Baixe nosso e-book – Eventos Sustentáveis: 11 questões essenciais para entender como tornar seu evento sustentável!

Para mais informações sobre programas de Neutralização de Carbono e Sou Resíduo Zero, acesse Evento Neutro e Sou Resíduo Zero


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *