A economia circular distingue-se como um modelo focado na manutenção do valor de produtos e materiais durante o maior período de tempo possível no ciclo econômico.
Economia circular pode ajudar países a combater mudanças climáticas
11/02/2019
Panorama da Tailandia
Tailândia enfrenta difícil caminho para deixar dependência de plástico
18/02/2019

Carnauol 2019 é mais um evento Sou Resíduo Zero

Já fazendo parte do tradicional calendário de Carnaval em São Paulo, o CarnaUol chega a sua 6ª edição com grandes nomes da música prontos para agitar o começo das festividades da cidade. Este ano, o Grito Oficial de Carnaval da capital irá ocorrer no palco da festa, em uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Com expectativa de reunir mais de 40 mil pessoas, o evento irá ocorrer no Sambódromo do Anhembi, melhor localizado e com mais facilidade para chegada dos foliões através do transporte público. Entre as atrações, o maior nome da música eletrônica atual DJ Alok irá encerrar o show, que também contará com espetáculo da cantora pop Ludmilla, dona dos hits Cheguei e Jogando Sujo. A dupla Maiara e MaraisaBell Marques e Banda Eva compõe o line-up.

E pelo segundo ano consecutivo, o evento reitera seu compromisso com o meio ambiente obtendo o certificado Sou Resíduo Zero.   

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos

 

Quem coordena o programa é a eccaplanuma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

No CARNAUOL, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os envolvidos no evento. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *