Fralda biodegradável feita de papelão promete reduzir (e muito!) a produção de lixo
Fralda biodegradável feita de papelão promete reduzir (e muito!) a produção de lixo
15/07/2019
Novo estudo mostra desafios para alimentar dez bilhões em 2050
Novo estudo mostra desafios para alimentar dez bilhões em 2050
22/07/2019

Evento FEIRA APAS SHOW recicla mais de 200.000 kg com gestão de resíduos

A maior feira do setor supermercadista do mundo tem o certificado

Sou Resíduo Zero

De 06 a 09 de maio aconteceu em São Paulo a APAS SHOW 2019, maior evento do mundo no setor supermercadista que reuniu mais de 700 expositores nacionais e internacionais e atraiu mais de 70 mil visitantes. Com o tema “Hakeando Supermercado” o evento ressalta a importância que o setor representa na vida das pessoas. Pelo quinto ano consecutivo, a feira de negócios reiterou seu compromisso com o meio ambiente obtendo o certificado Sou Resíduo Zero.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos. Mais de 50 pessoas estão envolvidas na separação dos resíduos, que são classificados em 12 tipos diferentes de materiais. Até mesmo os resíduos orgânicos são destinados para a compostagem, processo que é iniciado na própria feira. Em 2018, a APAS SHOW reciclou mais de 198.000 kg de materiais.

Linha do tempo FEIRA APAS - Resultados com a Gestão de Resíduos da Eccaplan

Linha do tempo FEIRA APAS – Resultados com a Gestão de Resíduos da Eccaplan

Quem coordena o programa é a Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.SRZ

Na APAS SHOW, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os expositores, montadora e equipe de limpeza e utiliza os canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

Todos podem participar!

Veja como fazer parte da campanha Sou Resíduo Zero no seu dia-a-dia respondendo ao Quiz – http://souresiduozero.com.br/quiz/.

Participe do grupo no https://www.facebook.com/SouResiduoZero para conhecer e compartilhar novas iniciativas e fazer parte da campanha #souresiduozero

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *