Tamanduá-bandeira pode acabar no Cerrado do Estado de SP
28/08/2017
Os impactos econômicos, sociais e ambientas da modernização da agricultura
28/08/2017

Entenda o que é e pode ser considerado poluição térmica e como afeta o meio ambiente

Fonte: Pensamento Verde

Por não ser facilmente detectada, a poluição térmica é pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas pode causar tantos danos à natureza quanto os tipos de poluição já conhecidos. Ela acontece quando há uma alteração antinatural na temperatura de oceanos e rios, atingindo diretamente o ecossistema da Terra e seus habitantes.

Por ser invisível, detectar a poluição térmica é muito difícil, até mesmo para os ecologistas. Embora haja causas naturais para que ela ocorra, grande parte da poluição térmica é provocada pelas indústrias e pelo desmatamento. Em locais com pouca dispersão de ar, o escoamento de vapor de água em alta temperatura pode ser fatal para a biodiversidade do local.

O que causa a poluição térmica?

A água quente utilizada em siderúrgicas, usinas elétricas, usinas nucleares, refinarias e indústrias em geral, quando se mistura rios e oceanos, pode provocar graves alterações na temperatura. Isso faz com que a quantidade de oxigênio na água seja diminuída, causando a morte de diversas espécies que dependem do ar para sobreviver.

A poluição térmica pode ser detectada quando ocorre a morte de uma grande quantidade de peixes em rios e lagoas, registrando um desastre ecológico avassalador. O choque térmico na água pode causar a morte de espécies que não toleram temperaturas altas, além de afetar a reprodução marinha e alterar o metabolismo dos animais por meio do desequilíbrio de sua cadeia alimentar. Este tipo de poluição também favorece o desenvolvimento de bactérias e fungos que infectam a flora e fauna dos rios.

Além do despejo de águas em temperaturas altas em rios, outros fatores também podem provocar a sua poluição térmica. Um deles é o desmatamento das margens: uma vez que a presença das plantas diminui a incidência dos raios solares nos rios, o desmatamento faz com que as águas passem a absorvem muito mais calor. Algumas causas naturais também são capazes de causar poluição térmica em rios e oceanos, como a ocorrência de erupções vulcânicas e a queda de raios.

Como evitar a poluição térmica?

A forma mais adequada de evitar esse tipo de poluição consiste na armazenagem da água por parte das indústrias: em vez de despejar a água diretamente nos rios, o ideal é que o líquido seja guardado até alcançar uma temperatura adequada para ser eliminada na natureza sem causar danos.

Porém, a maioria das empresas não tem esse tipo de preocupação ecológica e acaba despejando águas não apenas com temperatura alta e indevida, mas contendo resíduos químicos e tóxicos. Dessa forma, há uma poluição térmica e química, causando a degradação dos rios.

 

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *