Indonésia usa resíduo de tofu para gerar energia
03/11/2015
Dumpster Diving: conheça o movimento de pessoas que vivem e se alimentam do que encontram no lixo
04/11/2015

Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas

Fonte: Razões para Acreditar

Uma excelente notícia para vegetarianos e veganos, ou para quem adora se deliciar com comidas diferentes, acaba de nascer o hambúrguer de caju.

Isso mesmo! Nas fábricas de suco, geralmente, as fibras do caju são descartadas, pois não tinham uso, até a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará mudar isso e desenvolver duas formulações de hambúrguer tendo como principal ingrediente exatamente essas fibras.

A primeira receita criada visa a produção industrial, sendo misturada com proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais.

Já a outra tem como base proteica o feijão-caupi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.

“Percebemos que existiam alguns problemas, que o pessoal reclamava que era muito fibroso, de difícil digestão e o sabor não era lá muito bom. Resolvemos fazer algumas misturas com outros produtos para aumentar o teor de proteínas e melhorar a questão sensorial“, explica Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, em entrevista à Tribuna do Ceará.

“Usamos tanto a massa de feijão – semelhante a massa do acarajé -, quanto a proteína isolada de soja. Um pensando em uma produção mais caseira e o outro pensando numa produção mais industrial”, completa.

O hambúrguer de caju tem apenas metade das calorias do seu similar de carne bovina e pode ser uma boa alternativa para compor dietas com restrição ao consumo de proteína animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *