Os 15 países que emitiram mais CO2 nos últimos 20 anos (e em que posição está o Brasil).
23/12/2019
471 localidades ainda têm fragmentos de óleo no Nordeste, RJ e ES
06/01/2020

Porque fazer seus eventos ou feiras serem Sou Resíduo Zero?

Em 2019, a cidade de São Paulo, como de costume, recebeu eventos de escalas internacionais. E tivemos a oportunidade e o prazer de atuar em muitos desses eventos, realizando a gestão sustentável deles através da neutralização de emissões de CO2 e a separação e triagem dos resíduos para reciclagem e compostagem. 

Estivemos presentes nos maiores eventos e feiras realizados na cidade de São Paulo, como:

Central de triagem de resíduos na APAS Show. 

A APAS Show, onde foram reaproveitados 203.747 kg (71% do total de resíduos) de materiais recicláveis, separados em 12 tipologias diferentes;

ABAV EXPO, que teve 78% dos resíduos reciclados, contabilizando 36.660kg;

Na BGS – Brasil Game Show foram reaproveitados 45.724 kg de materiais recicláveis (47% do total);

E mais recentemente, na CCXP foram reciclados 13% dos resíduos, totalizando 26.847 kg.

Na última segunda (16), tivemos o privilégio de ser entrevistados pelo programa Cidades e Soluções da Globo News e eles acompanharam nossa operação em um evento realizado na Casa das Caldeiras em São Paulo, onde fomos responsável pela gestão dos resíduos.

 

Conheça um pouco mais sobre o projeto nessa prévia da reportagem.                                                                                             

 

Eventos grandes depositaram sua confiança em nós para realizarmos sua gestão sustentável, e isso mostra uma tendência que vem sendo expandida no mercado, a conscientização e mudança de atitude frente ao meio ambiente. E isso tem ocorrido de forma voluntária entre as organizações, reflete uma mudança de comportamento inevitável e uma nova perspectiva sobre sustentabilidade, quebrando o tabu de que ações desse tipo geram custos sem retorno. 

Ter esse posicionamento frente às demandas da sociedade traz credibilidade para o evento e a organização, além de reduzir custos e impacto no meio ambiente.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Quem coordena o programa é a Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

Todos podem participar!

Veja como fazer parte da campanha Sou Resíduo Zero no seu dia-a-dia respondendo ao Quiz – http://souresiduozero.com.br/quiz/.

Participe do grupo no https://www.facebook.com/SouResiduoZero para conhecer e compartilhar novas iniciativas e fazer parte da campanha #souresiduozero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *