Neste supermercado toda a energia produzida vem dos restos de comida
12/12/2016
Plataforma une brasileiros que trocam e doam alimentos para evitar o desperdício
14/12/2016

Estas hortas urbanas levam comida de qualidade às pessoas e já são uma realidade pelo Brasil

Fonte: Hypeness

Todo mundo quer se alimentar bem. Mas, enquanto para algumas pessoas comer bem significa gastar fortunas em restaurantes, para outras a alimentação está muito mais ligada à saúde e ao bem-estar. E estas hortas urbanas espalhadas pelo Brasil prometem levar comida de qualidade a um custo acessível para um número ainda maior de pessoas.

São iniciativas simples, que partem de governos, escolas, empresas e indivíduos em busca de uma alimentação mais saudável e que gere menos danos ao meio ambiente. E algumas delas podem ser replicadas aí na sua cidade. Vem ver!

1. Horta Municipal de Porto Real (RJ)

Pensa numa horta criada para distribuir alimentos para escolas municipais e hospitais. Essa é Horta Municipal da cidade de Porto Real, localizada no Rio de Janeiro. Por lá são produzidos alface, couve, cebola, abóbora, mostarda, almeirão, mandioca, acerola, banana, goiaba e ameixa. Os moradores interessados também podem passar no local para buscar uma muda e plantar em casa.

2. Horta das Coruja – São Paulo (SP)

Uma horta urbana, comunitária e sustentável que tinge de verde um pedacinho da nossa tão cinzenta São Paulo. A Horta das Corujas é cercada, mas é apenas para evitar a entrada de cachorros no local. As cercas não têm trancas e permitem que qualquer um entre ali para colher os alimentos plantados nesse espaço dominado pelo espírito comunitário na Vila Madalena.

3. Shopping Eldorado – São Paulo (SP)

Com um telhado verde de quase três mil metros quadrados, o Shopping Eldorado planta hortaliças, legumes e verduras em uma horta que já ganhou até mesmo prêmios de sustentabilidade. Todos os alimentos plantados no local são adubados com uma composteira que usa justamente o lixo orgânico do shopping. Com a iniciativa da empresa, cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos deixa de ir para os aterros todos os dias. Os alimentos gerados na horta são consumidos pelos próprios funcionários.

4. Projeto Germinar – Jaraguá do Sul (SC)

Implantado em 2013 pela prefeitura de Jaraguá do Sul, o Projeto Germinar buscou criar hortas comunitárias para utilizar espaços abandonados da cidade ao mesmo tempo em que promovia a qualidade de vida da população do município. As 26 hortas na cidade estimulam a alimentação orgânica e servem também como um local de interação entre vizinhos. Estima-se que mais de 400 famílias sejam beneficiadas com a iniciativa.

5. Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro – Porto Alegre (RS)

Na zona leste de Porto Alegre repousa essa horta comunitária em que qualquer um pode colher os alimentos, desde que também contribua com o plantio. A horta ocupa uma área de 0,7 hectare e é mantida por voluntários, que tomam conta dos cultivos de hortaliças e plantas medicinais.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *