APAS SHOW 2020 terá novamente o certificado Sou Resíduo Zero
11/03/2020
A Importância do PGRSS para as Instituições de Saúde
23/03/2020

Prefeitura de São Paulo cria Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos em Situação de Pandemia

Em meio a pandemia do Covid-19 muita coisa mudou na gestão de resíduos do município de São Paulo. O comportamento de consumo, demanda por insumos de saúde e o maior cuidado com o bem estar dos profissionais da reciclagem exiriram uma série de medidas que estão sendo tomadas pela autoridades competentes. As ações estão acontecendo em três frentes:

Prevenção 

As informaçãoes estão sendo disseminadas aos colaboradores em campanhas sobre a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e  habitos de higiene pessoal.

Medidas administrativas

Foi criado um comitê de crise entre as lideranças dos consórcios de limpeza. Entre as decisões do comite estão a flexibilização de horários, afastamento de colaboradores gripados, aplicação de vacinas, contratações e estoque de materiais inpressindiveis como EPI’s. Programas de educação ambiental porta a porta foram temporariamente suspensos.

Medidas operacionais:

Os serviços de coleta domiciliar e limpeza pública durante a pandemia serão mantidos com algumas alterações. Decretada a quarentena serão realizadas a coleta comum e de resíduos de saúde, os horários provavelmente serão reajustados.

A coleta seletiva está temporariamente suspensa em vários locais, uma vez que a triagem manual por cooperativas envolve sérios riscos de contaminação. Locais onde a coleta é direcionada para as centrais mecanizadas de triagem a coleta permanece. Em compensação a coleta de resíduos hospitalares está sendo reforçada o que pode diminuir a coleta em pequenos geradores de resíduos de saúde, como estúdios de tatuagem, clínicas veterinárias e odontológicas.

Equipamentos de coleta estão sendo higienizaodos, as lavagens nas ruas serão intensificadas e os caminhões de coleta contarão com serviço de som a fim de orientar a população.

Os cidadãos tambem serão orientados a fazerem sua parte! Os materiais deverão ser ensacados 2 (duas) vezes em sacos resistentes, descartáveis e com enchimento de até dois terços da sua capacidade.

Com um cuidado e atenção do estado, empresas e população, vamos superar juntos esse momento.

Leia as medidas na íntegra.

Veja tambem:

Quarentena Sustentável: 5 dicas para os tempos de isolamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *