Blitz ambiental alerta condutores sobre penas para poluição sonora e destinação incorreta de resíduos
03/03/2020
Prefeitura de São Paulo cria Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos em Situação de Pandemia
23/03/2020

APAS SHOW 2020 terá novamente o certificado Sou Resíduo Zero

A maior feira do setor supermercadista do mundo tem o certificado

Sou Resíduo Zero

GESTÃO DE RESÍDUOS

A edição 2020 da APAS Show, maior evento do mundo voltado para o setor supermercadista, vai ocorrer na segunda-feira, 18 de maio, e segue até quinta-feira 21 no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é promovido anualmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e é considerado o principal acontecimento no calendário da entidade.

Desde 2015, a APAS SHOW apoia a campanha Sou Resíduo Zero, que visa a gestão de todos os seus resíduos provenientes da montagem, realização e desmontagem. O objetivo da campanha é trabalhar desde a não geração à destinação correta de todos os resíduos, desviando a maior quantidade possível de materiais do aterro sanitário.

Desde o início do projeto mais de 885.903 kg de materiais recicláveis foram salvos de aterro e incorporados a cadeia produtiva. Essa operação começa antes mesmo do evento, com o contato prévio a todos os expositores e montadoras, para falar sobre os princípios da Campanha. Durante o evento a equipe de gestão de resíduos da COOP-RECICLÁVEL, Cooperativa de Guarulhos auxilia com mais de 40 pessoas envolvidas na separação dos materiais, que são classificados em até 12 tipologias.

A APAS SHOW acredita que a boa gestão de resíduos não depende apenas do momento de separação dos materiais. Com o objetivo de sempre melhorar os resultados alcançados, a campanha se preocupa em engajar todos os expositores, montadoras e equipe de limpeza, além da utilização dos canais de comunicação para engajar os visitantes.

Acompanhe os resultados do último ano:

 

Compostagem

Além da área de valorização de resíduos, a Feira conta com a central de compostagem com duas leiras e um equipamento elétrico. Os dois modelos de compostagem permite que parte dos resíduos orgânicos gerados iniciassem o processo de compostagem “in loco”. Ao final do processo, eles geraram adubo nutritivo para plantas. Na APAS SHOW 2019 foram compostados mais de 300 kg de orgânicos.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

Consciente dos impactos ambientais provenientes de uma feira e considerando que as emissões de gases de efeito estufa são umas das principais causas do aquecimento global e mudanças climáticas, a APAS SHOW também quantifica e compensa todas as emissões de CO2 do evento, recebendo o Selo Evento Neutro – Responsabilidade Compartilhada 

As quatro últimas edições neutralizaram mais de 300 toneladas de CO2 por meio a projetos ambientais brasileiros certificados (créditos de carbono). Essa quantidade de CO2 equivale ao plantio de 1.202 árvores, de pelo menos 20 anos.

 

Acompanhe os resultados do último ano:

PROJETOS APOIADOS

Projeto Ecomapuá

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas. Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, sendo ela uma das principais causas de desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Pequena Central Hidrelétrica Terra Santa e Pampeana

Localizadas no rio Jubá, nos municípios de Tangará da Serra e Barra dos Bugres (MT), as PCHs Pampeana e Terra Santa substituem centrais termelétricas por uma fonte de energia renovável com baixo nível de impacto ambiental. Além de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, as PCHs contribuem para o desenvolvimento sustentável local através da melhoria da qualidade do ar, aumento da oferta de empregos, programas de reflorestamento e incentivo de programas de Monitoramento e Qualidade das Águas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *