A praia tomada por seringas e ampolas com sangue
05/09/2019
BRASIL GAME SHOW É SOU RESÍDUO ZERO
10/10/2019

Estudantes de Sorocaba participam de gincana para arrecadar lixo eletrônico

Estudantes de Sorocaba (SP) estão em uma disputa para ver quem arrecada mais lixo eletrônico. É uma gincana entre as escolas, mas a população também pode participar.

O objetivo da gincana interescolar é arrecadar o maior número possível de resíduos eletrônicos para evitar descarte em aterros e mostrar os benefícios da economia circular, que se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Estão participando as escolas municipais Achilles de Almeida, Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.

A ação segue até o dia 14 de outubro e a população pode participar levando os resíduos em uma dessas escolas. Podem ser levados computadores, televisões antigas, celulares, baterias e qualquer tipo dele eletroeletrônico. Electrodomésticos não são permitidos.

Todo o resíduo arrecadado vai ser levado para uma empresa de equipamentos eletrônicos de Sorocaba que faz a separação, desmontagem e transforma o material em matéria-prima para produzir novos produtos.

Cada unidade escolar será responsável por arrecadar a maior quantidade de resíduos eletrônicos que puder. A meta por escola é de 800 quilos e o prêmio é um notebook remodelado, além de uma visita à empresa responsável pela transformação do material em matéria-prima.

Cada escola recebeu uma bolsa para depósito dos resíduos que será controlada pelos guardiões, que são estudantes de engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Eles vão monitorar e orientar os participantes sobre o descarte correto.

A Prefeitura de Sorocaba tem um projeto chamado Metarreciclagem que, no primeiro semestre de 2019, arrecadou 15 toneladas de lixo eletrônico que foram destinadas para compor novos computadores.

Dados publicados na Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, apontam que o nível de produção de lixo eletrônico global deverá alcançar 120 milhões de toneladas ao ano em 2050 se as tendências atuais permanecerem.

Menos de 20% do lixo eletrônico é formalmente reciclado e 80% vão para aterros ou são reciclados informalmente, ou seja, de forma manual e em países em desenvolvimento, expondo trabalhadores a substâncias perigosas e cancerígenas.

A presença de lixo eletrônico em aterros contamina o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco sistemas de fornecimento de alimentos e recursos hídricos.

Foonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *