Estudo liga exposição crônica à poluição a redução nos níveis de inteligência
07/09/2018
Abelhas estão viciadas em pesticida feito de nicotina
07/09/2018

Oceanos armazenam mais de 90% do calor produzido pelo efeito estufa

Estudos mostram que mais de 90% do calor produzido pelo efeito estufa são absorvidos pelos oceanos; e a ONU está preparando um relatório para debater estes dados na cúpula de mudança climática de Katowice (Polônia).

Esta informação foi confirmada nesta segunda-feira (27) por um pesquisador que participou da reunião da ONU para o Relatório Mundial sobre o Estado do Meio Ambiente Marinho, que ocorreu no final de agosto em Nova York.

Segundo Carlos Garcia Soto, do Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), “Os oceanos não são uma fonte inesgotável de recursos e serviços, e também não têm uma capacidade de carga ilimitada”.

A absorção deste calor pelos oceanos provoca grandes mudanças em todo o planeta. Além dos efeitos sobre a distribuição e sobrevivência dos corais, o calor dos oceanos tem provocado o derretimento de geleiras no Ártico; isso por sua vez afeta a salinidade, gera uma maior estratificação da coluna de água e provoca a desoxigenação de grandes zonas profundas.

É um momento “de crise oceânica global em múltiplas frentes cuja solução requer o esforço de todos”, disse Soto, e a chave para atingir o Objetivo Sustentável número 14 (conservação e uso sustentável dos oceanos) é uma gestão sustentada.

Com informações da Agência AFE, Redação Ambientebrasil

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 3 =