Além de estarem desaparecendo da face da Terra, as abelhas também estão enfrentando um novo problema: o vício em nicotina.
Calma! Você não vai achar nenhuma abelha fumando um cigarro por aí (ufa!). Trata-se de um pesticida feito com nicotina que está causando adição nos insetos.
Um estudo sobre o comportamento de zangões realizado pela Imperial College London e pela Queen Mary University aponta essa tendência. Segundo as descobertas, há um grande risco de alimentos contaminados com pesticidas entrarem nas colônias de abelhas. A análise foi realizada sobre os neonicotinóides, pesticidas derivados da nicotina.
Segundo as observações dos cientistas, as abelhas tendem a evitar alimentos contaminados com este pesticida, que é proibido em quase toda a União Europeia. Entretanto, após experimentarem mais vezes alimentos que receberam este tratamento, elas passam a preferi-los.
Para compor o estudo, foram analisadas 10 colônias de abelhas durante 10 dias. Elas tinham acesso à açúcar puro e compostos contaminados com neonicotinóides ou neônicos, escolhendo livremente entre eles. Os pesquisadores perceberam que, no início, as abelhas davam preferência ao alimento puro, mas passavam a escolher o alimento com pesticidas com o passar do tempo.
Veja o estudo na íntegra, clicando aqui (em inglês).
Fonte: Hypeness
Seu evento pode gerar impacto positivo
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.
Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero