Terra perde biodiversidade em ritmo alarmante, diz ONU
31/03/2018
Dinamarca ajuda Brasil na digitalização do setor público
03/04/2018

Como a logística reversa interfere no meio ambiente

A logística cresceu muito de uns tempos para cá. Atualmente os mercados cresceram aumentando assim, cada vez mais a competitividade e a tecnologia, passando uma boa imagem da empresa para a sociedade. Essa evolução, trouxe vários benefícios para o mundo, mas também vários malefícios, um deles e o impacto ambiental, causado por empresas que só visam ao lucro.
Ter um local certo de descartar os resíduos por todos é um grande desafio para as empresas, porém não é uma coisa impossível. Se uma empresa estabelecer essa meta dentro de seus padrões, com certeza ela vai ser uma referência, não só nacional, mas como mundial. Esse problema de descarte é o estopim para inícios de impactos ambientais no futuro. Existem empresas que utilizam a logística reversa, para melhorar o resultado e ter mais credibilidade.
A logística reversa entra na parte de tentar gerenciar melhorias cada vez mais, e é principalmente voltada ao impacto ambiental. A logística reversa planeja o controle dos itens após consumo e ou em função de avarias com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela logística. Impactos como o descarte de produtos pós-uso descartados na natureza, o aterro de matérias pesados, entre outros. A logística reversa tem ênfase na preocupação do descarte errado, na natureza e a retirada desses materiais da natureza para reaproveitar esses materiais descartados evitando assim depósitos irregulares.
Atualmente a logística reversa vem ganhando espaço, pois, a matéria prima vem sendo reduzida, dando assim espaço para a reciclagem dos materiais, minimizando assim, os impactos ambientais. O resultado do correto descarte, que ainda e uma pequena proporção, aumenta os lucros não só para os empresários, mais também para investimentos na conservação do meio ambiente, que é a nossa maior fonte de riqueza, e que é prejudicada pelo ruim aproveitamento humano. Nesse contexto, não é apenas o descarte que prejudica a natureza, vejamos por exemplo; o transporte, nele vários recursos minerais são necessários para a fabricação de caminhões dentre esses a borracha, o petróleo, os metais para a fabricação de caminhões entre outros.
O objetivo da logística reversa é dar novas possibilidades para os empresários gerarem riquezas, sem fazer uma interferência no meio ambiente descontrolada, ou não prejudicar muito os recursos naturais que são utilizados para fazer os produtos. Visar mais a reutilização, a reciclagem dos produtos, faz parte do processo de planejamento e controle da logística reversa.
A eficiência na fabricação de bens e serviços, desde o início do processo até o consumidor contribui para uma logística reversa eficiente que pode ser aplicada tanto nas organizações como também em nossos lares.

Fonte: ambientebrasil/ Camila Muniz da Costa

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *