Mulheres enfrentam barreiras na “nata” da ciência do clima
19/03/2018
Para estimular hábito da compostagem, Florianópolis oferece curso e minhocário DE GRAÇA à população
27/03/2018

Consumo de água: saiba quais são as atividades que mais utilizam o recurso no País

Irrigação

Divulgação/Codevasf

 

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), 46,2% de toda água retirada para uso no Brasil é destinada à irrigação. Esse é o principal uso do recurso no País e corresponde à prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas agrícolas. Em 2016, a demanda total de água retirada para irrigação no Brasil era de 969m³/s, ou seja, 969 mil litros por segundo.

Abastecimento urbano

Centro Educacional 7 de Ceilândia, Ceilândia, Brasília, DF, Brasil 21/3/2017 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.
Um passo à frente na questão da crise hídrica em Brasília, o Centro Educacional 7 de Ceilândia conta com uma vantagem em tempos de racionamento. A unidade de ensino está municiada por um sistema que capta água da chuva e a armazena em três reservatórios — cada um com capacidade de 20 mil litros.
A medida foi iniciada ainda em 2015, quando um ex-aluno propôs o projeto, e concluída em setembro passado. Para viabilizar a proposta de reaproveitamento da água, a escola firmou parceria com os estudantes do curso de engenharia civil da Universidade Católica de Brasília.

Governo de Brasília

 

O abastecimento urbano fica com 23,3% de toda água destinada para consumo no Brasil. Segundo a ANA, são necessários 488,3m³/s, cerca de 15 vezes a demanda para o abastecimento rural, para atender a necessidade da população que vive nas cidades. Aqui, o serviço de abastecimento urbano de água, é prestado predominantemente por companhias estaduais de saneamento (em 69% dos municípios brasileiros), além de entidades municipais e empresas do setor privado.

Indústria

CNI

 

Ainda no meio urbano, as indústrias ficam com 9,2% do total da água usada, o que corresponde a 192,4m³/s. Nas indústrias extrativistas (que retiram matéria prima da natureza para ser utilizada em outras indústrias), o total retirado era de 32,8m³/s, em 2016. As de transformação por sua vez, captam 159,6m³/s.

Abastecimento animal

Governo do Rio Grande do Sul

Além do uso ligado a práticas agrícolas, no meio rural, a água é utilizada para o abastecimento animal. O consumo de água diário para pecuária varia de acordo com a espécie criada e totaliza 165,1 m³/s. No Brasil, a maior parte do consumo animal (127,5 m³/s no total para o País) é referente à criação de bovinos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Nacional de Águas

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *