Brasil tem alta de 8,9% nas emissões de gases do efeito estufa em 2016, diz ONG
27/10/2017
FAO: jovens podem garantir futuro sustentável da agricultura no mundo
30/10/2017

Estudo revela quais são as 10 empresas mais responsáveis pela poluição do oceano

lixo-em-ilha-no-pacifico

Fonte: thegreenestpost

Estima-se que, até 2017, terão mais plástico que peixes no oceano. Muitas marcas já se mostra preocupada com esse dado e tenta reduzir o impacto causado por suas operações ao produzir peças ou coleções exclusivas feitas a partir de lixo de oceano. Até uma máquina que recolhe esse material dos mares já foi construída por um bilionário. Toda iniciativa é válida!

Uma iniciativa do Greenpeace e da ONG #breakfreefromplastic estudou as praias da Filipinas e rankeou as 10 principais empresas responsáveis pela poluição do oceano. O país é o terceiro maior do mundo quando o assunto é o poluição do mar, segundo o Greenpeace. Abaixo, você confere a lista:

  1. Nestle
  2. Unilever
  3. PT Torabika Mayora
  4. Universal Robina Corporation
  5. Procter & Gamble
  6. Nutri-Asia
  7. Monde Nissin
  8. Zesto
  9. Colgate Palmolive
  10. Liwayway

Algumas empresas são locais e não possuem muita presença nesse lado do oceano, mas conseguimos ver o grande impacto de multinacionais. “Eles poderiam, por exemplo, praticar uma responsabilidade estendida, onde empresas substituem embalagens não reutilizáveis e não recicláveis por novos sistemas, como os refis”, explica Abigail Aguilar, ativista do Greenespeace na Filipinas.

O estudo foi realizado ao longo de uma semana, quando um grupo de pessoas limparam a praia e auditaram o lixo encontrado. No total, foram quase 55 mil unidades de lixo recolhidos e estudados. Sapatos, canudos, sacolas, garrafas… a natureza do lixo variou bastante, mas o material era quase sempre o mesmo vilão: plástico.

Isso prova uma máxima importante: quando jogamos algo fora, não há “fora”, esse material irá permanecer em nosso planeta e, uma hora ou outra, irá impactar nosso meio ambiente.

 

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *