Desmatamento na Amazônia cai 16% no último ano, diz Sarney Filho
18/10/2017
Curitiba: A Cidade Que Liberou Hortas Nas Calçadas
20/10/2017

8 fontes de proteína para quem quer tirar (ou diminuir) a carne do cardápio

Fonte: thegreenestpost

Quem cogita retirar a carne do cardápio (nem que seja vez ou outra), com certeza, já ouviu de outra pessoa: “Mas como você irá repor a proteína que seu corpo precisa?”. Pois o The Greenest Post responde!

A nutricionista Caroline Lira Herculani, formada pelo Centro Universitário de Maringá e pós- graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, listou para a gente dez fontes de proteína que podem ser adotadas por pessoas dispostas a tirar (ou, pelo menos, diminuir) a carne do cardápio.

1. LEGUMINOSAS (FEIJÃO, LENTILHA, GRÃO-DE-BICO, SOJA, ERVILHA…)
São as melhores fontes de proteína vegetal de que se tem notícia. Apresentam em sua composição carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e potássio. Pode abusar!

2. QUINOA
Um dos grãos que mais contém proteína, também é rica em cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B1 e B6.

3. BRÓCOLIS E COUVE-FLOR
Pouca gente sabe, mas da família das brássicas, estas hortaliças também são importante fonte de proteína, além de vitaminas e minerais e compostos bioativos, que são bastante benéficos para a saúde.

4. COUVE E ESPINAFRE
Ótima fonte de proteína, os vegetais verde-escuros também são ricos em ferro, cálcio e vitaminas, além de possuir alto teor de fibras.

5. OLEOGINOSAS (AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS…)
Importante fonte de proteína, possuem substâncias capazes de proteger a saúde do coração. Também são fonte de fibras e gorduras boas, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.

5. SEMENTES DE GIRASSOL E ABÓBORA
Ricas em fibras e proteínas, essas sementes são uma ótima opção para incluir não só no cardápio de quem busca evitar a carne,  mas na alimentação de qualquer um que busca uma vida mais saudável e equilibrada.

6. LEITE VEGETAL
Podem ser feitas com uma infinidade de alimentos como o Côco, Aveia, Arroz, Nozes e Amêndoas. São livres de lactose, possuem baixo teor de gordura e são ricos em vitaminas e ferro. Protegem o organismo da ação dos radicais livres e possuem grande quantidade de proteínas.

7. TOFU
Altamente nutritivo e com baixo teor calórico, o tofu é riquíssimo em proteínas e, por possuir um sabor neutro, é ótimo para ser misturado com outros alimentos.

8. COGUMELOS
São excelente fonte de proteína e pobres em gorduras, além de fornecer vitaminas do complexo B, selênio, cobre, potássio e fósforo.

Mas a especialista ressalta: para atender às necessidades diárias de proteína que o nosso corpo precisa, é fundamental que estes alimentos sejam a base da alimentação daqueles que querem reduzir ou cortar a carne do cardápio.

Além disso, é importante variar as fontes, pois é exatamente a combinação dos alimentos de grupos diferentes ao longo dia que irá suprir a necessidade dos aminoácidos essenciais presentes nas fontes de proteína animal.

 

 

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *