1º Encontro do Ciclo de Diálogos Resíduo Zero será dia 9. Participe!
01/06/2016
Super Bock vai ter copos reutilizáveis nos festivais portugueses de música
08/06/2016

Economia Circular: Liubliana é cidade modelo

Fonte: Green Savers 

Liubliana, capital da Eslovénia, é a Capital Verde da Europa 2016 e um exemplo a seguir pelas outras cidades europeias. É a primeira capital do velho continente a estar perto de uma cidade sem resíduos, onde produtos e recursos são reutilizados e reciclados num verdeiro exemplo de economia circular.

Os resultados obtidos resultam de um trabalho conjunto por parte de decisores políticos, empresas e cidadãos e valeu à cidade o título de Capital Verde Europeia, “[Isto] traz uma grande responsabilidade. Cuidar do ambiente urbano significa cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas que vivem nas nossas cidades. Demonstraram que um bom investimento traz bons resultados”, segundo Karmenu Vella, comissário europeu responsável pelo Ambiente, pelos Assuntos Marítimos e pelas Pescas.

A gestão de resíduos urbanos e o desenvolvimento de uma economia circular fazem da metrópole eslovena um exemplo para as demais cidades europeias. Durante os últimos dez anos, os residentes da Liubliana reduziram a quantidade de resíduos que produzem em 15%. Em 2014, cada pessoa eliminou, em média, 283 kg de resíduos, o que representa menos 41% do que a média europeia, pode ler-se no comunicado da Comissão Europeia.

Factores determinantes para estes resultados são a existência de pontos de reciclagem e recolha de resíduos facilmente acessíveis e a recolha porta-a-porta de alguns tipos de resíduos urbanos, os quais asseguram que cerca de dois terços dos resíduos das famílias e das empresas de Liubliana sejam reciclados ou compostados. O que leva a que a quantidade de materiais recuperados na cidade tenha aumentado de 16 kg por pessoa em 2004 para 145 kg em 2014, reduzindo em 59% a quantidade de lixo depositado em aterros.

Entre outras boas-práticas, a cidade aposta em ensinar aos jovens a importância da inovação, do empreendedorismo social e da economia verde, o que pode ser visível no incentivo realizado à reciclagem de produtos. No centro de reutilização público de Liubliana são trocados, em média, 75 produtos por dia, 100 são vendidos e outros recolhidos e separados.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

1 Comment

  1. Serafim Baptista disse:

    Se cada sede de concelho criasse um ponto verde de recolha de resíduos sólidos e vegetais. Aos quais pagassem um pequeno valor por kilo do resíduo entregue, na forma de vale ou desconto na factura da água. Assim em vez de pagar subsídios a Soc Ponto Verde e nem sei o que faz para nós tirar da situação de última na seletiva e recolha dos resíduos.
    Paguem as pessoas um valor pelo lixo e logo verão se as coisas mudam ou não…
    Ponham máquinas a recolher latas, grfas e outros e estas são um valor pela sua entrega… Com se faz na Cidade de Berlim… Copiem outros países…
    Paguem as pessoas o lixo que entreguem..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *