No RJ, food truck prepara refeições para sem-teto com alimentos que iriam para o lixo
19/04/2016
Projeto Fruta Feia chega ao Porto, Portugal, em Maio
20/04/2016

Universidade desenvolve pratos descartáveis feitos de folhas

Fonte: Razões para Acreditar

A preocupação com o uso crescente de recipientes descartáveis poluentes tem incentivado uma equipe de pesquisa da Universidade de Naresuan a desenvolver um processo para fazer tigelas de comida biodegradáveis a partir de folhas.

Professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir, finalmente, tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Por tentativa e erro, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

Os pratos suportam até água quente, sem vazamento e se degradam naturalmente depois de serem descartadas (de preferência onde haja vegetação, que a sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, disse que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

Samorn Hiranpraditsakul, professor de engenharia industrial, disse que a inspiração para desenvolver estes recipientes ecológicos veio de uma visita a um templo no Norte, onde viu as enormes pilhas de descarte.

Segundo o Ciclo Vivo, o processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, as cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Os pratos de folha da Índia

Lembram que já publicamos aqui mostrando talheres comestíveis desenvolvido por indianos? Pois eles se mostram sábios também na confecção dos pratos.

Conforme fomos pesquisando sobre o assunto, descobrimos que essa técnica de transformar folhas em recipientes já é usada há muito tempo na Índia, claro que de forma bastante rústica, mas ainda assim muito inventiva.

São chamados de Patravali, e é muito usado em jantares tradicionais, festivais e celebrações, existe até uma empresa que só fabrica esses pratos biodegradáveis por lá, se chama Indian Leaf Plates.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *