Ministro do Trabalho e Previdência Social reafirma compromisso do governo com catadores de material reciclável
30/11/2015
O que é coleta seletiva?
03/12/2015

Aplicativo para educadores e crianças fornece ferramentas para brincar sem incentivar o consumismo

Fonte: Maxacali

A coleção Eco Toys, disponível em um aplicativo desenvolvido Maxacali Mobile para Android, fornece ferramentas para brincar sem consumismo. A ferramenta serve como recurso pedagógico para professores, educadores e recreadores, além de diversão para as crianças que podem ganhar um aditivo na criatividade, conhecendo diversas técnicas sobre como brincar reciclando e ajudando o meio ambiente.

Para baixar o App basta escrever “maxacali” no Google Play e escolher entre os nove volumes da coleção. Hoje exclusiva para Android, a ferramenta em breve estará disponível também para Windows Phone IOS.

Maxacali: “Queremos fornecer ferramentas para um brincar sem consumismo (podemos nos divertir sem ter que comprar brinquedos) e semear propostas sobre como reaproveitar materiais reutilizáveis”. Diminuir o volume de lixo é uma prioridade da humanidade, e podemos ajudar criando brinquedos com garrafas, caixas, retalhos de pano entre outros materiais.

Dentre os destaques podemos citar criação de bonecos utilizando diversos materiais como madeira, plástico, papelão, caixa de leite. Criação de maquetes, foguetes, jogos competitivos como atividades de pontaria ou tiro ao alvo. Quebra-cabeças, instrumentos musicais, e ate mesmo objetos como porta-lápis ou miçangas de jornal para criação de colares e pulseiras.

Os bonecos ou fantoches podem ser estáticos ou articulados. Alguns tem corpo, outros somente a cabeça. Mostramos muitas possibilidades com rolhas de vinho e palitos em um dos capítulos. Já em outro, focamos basicamente em instrumentos musicais alternativos. Vale a pena dar um mergulho neste mundo e descobrir cada um dos aplicativos para ver qual vai servir melhor para seu filho ou atividade em sala de aula.

O mundo hoje é mais digital do que nunca. Não temos mais aquela infância livre nos grandes centros urbanos. Precisamos de ideias interessantes para nossas crianças terem ferramentas para brincarem construindo problemas. E solucionar aquele problem é algo que lhe fundamenta algo que vai ser levado para a vida toda. E solucionar o problema, neste caso, é simplesmente terminar o brinquedo proposto.

Educar é dar significado. Melhor do que dar o objeto pronto, dê as ferramentas para que ascenda um conhecimento.

Nós nunca geramos tanto lixo, e nunca se viu tanto formato diferente de embalagens. Nunca foi tão convidativo inventar. Tantas garrafas inusitadas, garrafas de produtos de limpeza, garrafas de refrigerante. Hoje temos todos os tipos e tamanhos de caixas de papel. Podemos criar um universo particular dentro do mundo da reciclagem.

O professor precisa de repertório de atividades para estar sempre atualizado pois alunos são sedentos por novidades. Abordagens de ensino que transformam os alunos em participantes ativos reduzem taxas de reprovação. Aplicativos como esta nossa coleção devem servir de mecanismo para professores poderem consultar. Utilizar ferramentas online que possam sedimentar o conteúdo que queira ser transmitido.

Os jovens adoram o mundo virtual com todas as suas facilidades e detalhes, e é notável o advento de diversas tecnologias a favor da aprendizagem. Alguns chamam de guia, outros de almanaque, alguns ainda chamam de manual, o que importa é que este livro de brinquedos seja compartilhado.

Um bom volume de lixo pode ser tornar diversão e tornar fonte de renda extra familiar. Esta transformação é quase transcendental: o lixo que era inconveniente, agora se converteu em algo positivo, ou melhor dizendo: transformador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =