CCXP 2019 RECEBE O SELO SOU RESÍDUO ZERO!
02/12/2019
Canadá irá banir plásticos de uso único em 2021
10/12/2019

Faça sua festa Sou Resíduo Zero

Com a chegada do mês de dezembro aproximam-se as confraternizações de empresas, celebrações de natal e a festa da virada do ano. Sempre fartas com comidas, bebidas e presentes, essas celebrações tendem a ter implicâncias ambientais que muitas vezes não nos atentamos.

Algumas das consequências desses momentos está na geração excessiva de resíduos sólidos, sejam eles resultante das embalagens que usamos em nossos presentes ou resultante das sobras dos alimentos que consumimos durante essas festas.

Porém, como na maioria das cidades brasileiras não há coleta seletiva e um gerenciamento de resíduos de forma sustentável, grande parte deles acaba sendo despejados em aterros (que por lei deveriam receber apenas rejeitos), terrenos baldios e lixões, configurando então o descarte inadequado de materiais que poderiam ser novamente incorporados na cadeia produtiva. Isso então resulta em aumento nas emissões de carbono para a atmosfera, contaminação do solo e da água dos lençóis freáticos e mal aproveitamento dos recursos.

Como maneira de tentar evitar ou minimizar esses impactos, existem algumas ações que podem ser tomadas para tornar a sua festa zero resíduo e assim ser mais sustentável e atrativo sem causar impacto negativo no meio ambiente.

 

Realizar um evento Resíduo Zero é difícil?

Você deve estar se perguntando agora “Fazer um evento sustentável dá muito trabalho”. Mas não dá. Aqui temos um check list  que pode te auxiliar a reduzir os resíduos do seu evento. Você verá como é simples.

O primeiro passo para a realização de um evento resíduo zero é o maior desafio a ser vencido, exige um pouco mais de tempo, atenção e esforço, além de uma dedicação especial para engajar os envolvidos. É necessário passar um entendimento claro do que é sustentabilidade. E uma vez que a equipe organizadora incorpora e aplica os princípios de sustentabilidade, as ações sustentáveis passam a ser inseridas de forma natural no planejamento e na realização.

Aqui temos 5 dicas originais para uma festa de final de ano mais sustentável.

Atualmente, uma solução para o problema do aumento dos resíduos, próprio do período de festas, é destiná-los para cooperativas de catadores e catadoras.

Neste final de ano o simples ato de diminuir o consumo, separar o “lixo” e destiná-lo para uma cooperativa de catadores e catadoras pode melhorar, significativamente, a qualidade ambiental da cidade e colaborar com o aumento de renda de muitas famílias ligadas às cooperativas de catadores e catadoras. Para o ambientalista Erlon Bispo, do Instituto Cidade Amiga, “Um olhar mais atento à enorme quantidade de resíduos gerada nas festas de fim de ano pode ser uma oportunidade imperdível de mudança de atitude em relação à quantidade e à destinação do “lixo” que produzimos. Uma oportunidade capaz de promover uma prática de consumo mais consciente, solidária e responsável no ano que se inicia”.

 

Quais as vantagens de realizar um evento resíduo zero?

Estabelecer novas relações com nosso consumo, com as pessoas, instituições e o planeta é o que move a sustentabilidade. E, nessas novas relações TODOS GANHAM:

  • As pessoas envolvidas têm a oportunidade de se tornarem mais conscientes e multiplicar essas ações no seu dia-a-dia.,
  • Diminuir os danos ambientais e compensar o impacto que não pode ser evitado, impacta milhares de pessoas que hoje já sofrem com as mudanças climáticas.,
  • Salvar o resíduo que vai para o aterro sanitário, destinando-o às cooperativas, transformando-o em emprego e em novos materiais gera valor real para a sociedade.,
  • As marcas que suportam essas ações demonstram seu comprometimento com a sustentabilidade.

Você pode também optar por certificar seu evento como “Sou Resíduo Zero”, trazendo visibilidade para a sua marca ou evento além de agregar valor e reduzir seu impacto, garantindo um meio ambiente mais próspero e justo para as gerações atuais e futuras.

 

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Quem coordena o programa é a Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

Ponto de triagem da Eccaplan na Brasil Game Show 2019

Este ano fizemos parte da BGS – Brasil Game Show, realizando trabalho em conjunto com os organizadores em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan foi a responsável por fazer parcerias com cooperativas que auxiliaram na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também disseminamos o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os expositores, montadora e equipe de limpeza e utilizamos os canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. No pós-evento foi gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

Um mega evento com uma mega operação para destinar corretamente todos os materiais recicláveis, gerando renda para mais…

Publicado por Sou Resíduo Zero em Sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Todos podem participar!

Veja como fazer parte da campanha Sou Resíduo Zero no seu dia-a-dia respondendo ao Quiz – http://souresiduozero.com.br/quiz/.

Participe do grupo no https://www.facebook.com/SouResiduoZero para conhecer e compartilhar novas iniciativas e fazer parte da campanha #souresiduozero

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *