BRASIL GAME SHOW É SOU RESÍDUO ZERO
10/10/2019
‘Ninguém quer o que pescamos’: O drama dos pescadores com o petróleo no litoral da Bahia
23/10/2019

Óleo no litoral: governo federal reconhece situação de emergência em São José da Coroa Grande

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência na cidade de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta quarta-feira (23). A determinação ocorreu devido à chegada de óleo nas praias do município, que ocorreu na quinta-feira (17). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Este é o primeiro município pernambucano que teve reconhecimento de situação de emergência após a reincidência do óleo nas praias do litoral pernambucano. Além de São José, as cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista também tiveram praias invadidas pelo produto.

Ações em Pernambuco

Militares do Exército começaram a atuar na remoção do óleo das praias na terça-feira (22), após determinação do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). O trabalho teve início na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho.

Também na terça (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, veio a Pernambuco para articular ações emergenciais em resposta aos danos causados pela substância. Além de Canuto, também estiveram em Pernambuco os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

Nesta quarta (23), o governo de Pernambuco anunciou o lançamento de um edital com verba estadual de R$ 2,5 milhões para estudar os impactos do material na vida marinha, na saúde e na economia. A previsão é de que o documento seja lançado até a sexta (25) e que, até o fim de outubro, os projetos selecionados recebam encaminhamento.

Caminho do óleo

As manchas de óleo começaram a ser registradas no final de agosto e no começo de setembro em Pernambuco e na Paraíba. As praias pernambucanas estavam limpas desde o dia 25 de setembro, quando voltaram a ser atingidas pela substância no dia 17 de outubro.

Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a paradisíaca Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado (19), praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas.

No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue.

Outras praias do município foram atingidas na segunda (21), mesmo dia em que voluntários escreveram pedidos de socorro na areia e de luvas e trator. Foi também na segunda que o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), anunciou que o Exército ia passar a atuar na limpeza do litoral nordestino.

Na terça (22), a limpeza continuou nas praias do Cabo de Santo Agostinho. Desde a quinta (17) até a terça (22), foram recolhidas 489 toneladas de resíduo das praias do litoral do estado. Nesta quarta (23), foram atingidas pelo óleo praias em Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no Grande Recife.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *