Bairro de Guarujá ganha estação de sustentabilidade para entrega de materiais recicláveis
05/09/2019
Ação solidária troca resíduos recicláveis por comida em Caxias do Sul
05/09/2019

Resíduos de poda e remoção de árvores são reaproveitados pelos agricultores em Itupeva

As podas de árvores em Itupeva ganharam um novo destino. Esses resíduos passaram a ser utilizados pelos agricultores. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura, da Infraestrutura e Manutenção da Cidade e da Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Os insumos são oferecidos logo após a realização do corte destas árvores e a trituração destes resíduos. Segundo informações das secretarias, qualquer agricultor pode ter acesso a esse tipo de serviço.

“A intenção é fomentar o desenvolvimento rural sustentável, dar força para o produtor e fornecer um insumo de qualidade para que ele produza de forma sustentável e adequada”, comentou Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura.

Os resíduos de poda e remoção de árvores urbana, assim como os restos de material verde resultantes da manutenção de parques e jardins podem ocasionar diversos problemas urbanos, como os incêndios naturais. Quando aproveitados de maneira correta, esses resíduos possibilitam aos agricultores utilizar como parte constituinte e fonte de nutrientes para adubos naturais.

Entre os benefícios para a agricultura estão o aumento da capacidade de infiltração de água, redução de processo erosivo, manutenção de temperatura e níveis de acidez do solo, aumento da capacidade de absorção de água e nutrientes do solo.

“Comecei a usar faz pouco tempo e já senti muitas melhorias na plantação. Percebi que ele segura mais a erosão e a umidade. Sem contar que diminuiu meus gastos”, disse Mário Darci Betelli, produtor de uva da região do bairro do Medeiros.

Em Itupeva, a autorização para recebimento do material é realizada por meio da Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura, que está situada na Praça São Paulo, n° 2, no centro. Para mais informações, basta ligar para (11) 4591-8519.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *