Em extrema pobreza, famílias vivem do lixão de Aparecida de Goiânia
23/08/2019
Lixão irregular em Hidrolândia (GO) pode comprometer qualidade da água
23/08/2019

Justiça determina interdição de lixão em Santo Antônio do Descoberto, GO

A Justiça determinou na terça-feira (24) que o lixão de Santo Antônio do Descoberto (GO), no Entorno do Distrito Federal, deverá ser interditado em até 15 dias. Há mais de um ano, a prefeitura do município afirmou que faria o procedimento, ainda não realizado. Com isso, os moradores da região afirmam que uma fumaça tóxica está causando transtornos na região. “Quase toda população está com a visão irritada e o nariz ressecado. O local fica pegando fogo dia inteiro”, declara o pedreiro Josemar da Silva.

O procedimento de interdição foi adotado, pois o local foi considerado impróprio para o despejo de resíduos. Ele fica na região central da cidade e não recebe tratamento adequado, mesmo recebendo cerca de 40 toneladas de lixo diariamente. A aposentada Zenaide Pereira Matos revela que ficou doente por causa da fumaça emitida do lixão. “Estou usando essa máscara há mais de 20 dias porque contrai pneumonia”, diz a moradora. O comerciante José Sobreira também reclama: “Essa situação está prejudicando todos os moradores. Isso é um descaso com a população”.

Missa interrompida

Até a igreja tem sentido os prejuízos do lixão. O padre Marcelo José Vieira conta que no último final de semana antecipou o final de uma celebração por causa dos transtornos causados pela fumaça. “Tive que terminar a missa mais cedo porque começou entrar fumaça na igreja e ficou insuportável respirar”, revela. O problema foi mostrado no telejornal Bom Dia Goiás há aproximadamente um ano. Na época, a prefeitura prometeu que resolveria o problema até abril deste ano, mas isso não aconteceu. Novamente, o município informou que irá tomar providências.

“Estamos com o projeto de aterro provisório pronto. Além disso, iremos construir galpões de reciclagem, que devem ser concluídos até outubro. Também iremos receber triciclos para fazer a coleta seletiva no município”, explica o diretor de Planejamento de Santo Antônio do Descoberto, Sérgio Murilo Vasconcelos.

Em nota, a prefeitura informou que irá destinar nesta quarta-feira (25) os resíduos do lixão para novas valas construídas no município. A Secretaria de Meio Ambiente ainda informou que o antigo local ficará isolado durante duas semanas para a eliminação natural dos gases tóxicos.

Fonte: G1

2 Comments

  1. vitor disse:

    como nasceu os lixões

  2. vitor disse:

    como nasceu o lixão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *