Vanuatu proibirá fraldas e outros produtos de plástico descartável
Vanuatu proibirá fraldas e outros produtos de plástico descartável
22/02/2019
Carnaval Sustentável: Banheiros químicos do circuito Barra da Tijuca transformam resíduos em frutas orgânicas
Carnaval Sustentável: Banheiros químicos do circuito Barra da Tijuca transformam resíduos em frutas orgânicas
26/02/2019

Designer cria copos e xícaras inspiradas e recicladas da borra de café

copos são bastante leves, duráveis, resistentes às máquinas de lavar louça

O café é um dos grãos mais consumidos mundialmente e a cada ano, ganha mais e mais consumidores. Juntamente com ele, os resíduos que ficam após o processo de torragem e preparação, que são incorretamente descartados em quantidades maciças. De olho nessa realidade, o designer de produtos Julian Lechner criou um material alternativo ecologicamente correto e sustentável após longo estudo envolvendo as borras do café.

Julian passou três anos entre pesquisa e experimentações para desenvolver tal solução, encontrando uma fórmula capaz de reaproveitar e reciclar os grãos e borra de café, transformando-os em coisas novas. Aproveitando os resíduos deixados pelas cafeterias de Berlim, na Alemanha, o designer armazena, seca, embala e combina a borra de café à partículas de madeira sustentável (de serralherias da região) e colas de origem natural para produzir um líquido dinâmico e facilmente moldável.

Equilibrando essas três substâncias – borra, madeira e cola natural, – Julian cria um produto final reciclável e sustentável, feito a partir de elementos naturais, que ele batizou de Kaffeform. De modo a apresentar todo o potencial do Kaffeform, Julian produziu uma xícara de expresso e outra de cappuccino feita a partir destes elementos, chamando a atenção de diversas feiras de inovação na Europa.

Recentemente, lançou o copo “take-away”, de nome WEDUCER, que passou a ser comercializado em alguns países da União Europeia no ano passado. O WEDUCER lhe rendeu um prêmio na categoria Startups do Red Dot Awards 2018:

“Estamos falando de um produto que muitos de nós seguram em nossas mãos com demasiada frequência, por um tempo muito curto e feito em plástico. Com produtos inovadores, como este copo de café ecológico, estamos dando um passo na direção certa”, diz Katrin de Louw, especialista em materiais e superfícies.

O aspecto visual do Kaffeform apresenta uma forma e textura marmorizada, típica de todos os produtos da linha alemã, além de claro um leve cheirinho de café torrado.

As xícaras e copos são bastante leves, duráveis, resistentes às máquinas de lavar louça, podendo ser repetidamente usados. Pode ser entendido como uma fusão entre uma solução biodegradável e eco-friendly com a resistência e baixo custo do plástico, sem o quesito poluição. Vale lembrar que os produtos da Kaffeform são livres de BPA.

Toda a linha é projetada para uso de longo prazo, de modo a render bons anos de felicidade para os conscientes proprietários.

As xícaras e copos idealizadas por Julian Lechner estão disponíveis no site da Kaffeform.

Fonte: The Greenest Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *