WWF alerta para processos de exploração mineral em áreas protegidas
14/10/2018
Mulheres são as maiores vítimas da falta de saneamento, diz estudo
25/10/2018

Semana Lixo Zero Brasil em São Paulo tem mais de 30 eventos

O Lixo é um grande problema! E esse problema é de todos nós, até porque, a maior parte dele, são na verdade uma grande riqueza. Mas o que fazer? Qual o papel do poder público e qual o nosso como cidadãos?

A Semana Lixo Zero, realizada em São Paulo pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Abraps e a Casa Causa, foi criada para discutir essa questão e o conceito do #LixoZero em diversos segmentos da sociedade. De 18 a 29 de outubro, acontecem mais de 30 eventos na cidade com o objetivo de informar quais as melhores práticas e tecnologias em gestão de resíduos. A lista completa dos eventos você confere aqui:

 

Você sabia que todos os dias a cidade de São Paulo descarta aproximadamente 20 mil toneladas de lixo? A METADE desse volume é formada por resíduos orgânicos, principalmente restos de alimentos e resíduos de poda e capinação. O material é transportado por quilômetros e enviado aos aterros sanitários.

Todo esse ‘lixo’ poderia ser reciclado por meio da compostagem e gerar uma economia de quase R$ 500 milhões ao ano para o município.

Um dos eventos da Semana Lixo Zero é justamente sobre esse assunto. O Seminário ‘Compostagem Urbana: porque o orgânico também é reciclável!’ abordará como os resíduos orgânicos têm sido tratados e destinados na nossa cidade, além de discutir políticas públicas para melhorar esse sistema.

 

PROGRAMAÇÃO Seminário Compostagem Urbana

14h- 14h30: Abertura com Soninha e Flávia Cunha. Explicação sobre Semana e do Movimento Lixo Zero.

14h30h – 15h: Por onde começar? Princípios e Técnicas de Compostagem
Convidado: Victor Vieira – Morada da Floresta

15h – 15h30:Compostagem como política pública: perspectivas e avanços na cidade de São Paulo
Convidado: Rafael Golin – AMLURB

15h30-16h: Compostagem de grandes geradores de resíduo
Convidado: a confirmar
Convidado: Fernando Beltrame – ECCAPLAN/ Sou Resíduo Zero –  Consultoria em Sustentabilidade

16h-16h45:Dúvidas e rodada de debate

16h45-17h: Encerramento

 

Segundo Flavia Cunha, coordenadora da Semana Lixo Zero em São Paulo, o lixo é hoje um dos principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Em 2017, a coleta e o transporte dos resíduos sólidos de São Paulo custava mais de 1,5 bilhões anuais. Além disso, boa parte dos nossos resíduos tem como destino o aterro sanitário, tendo pouca destinação para reuso, reaproveitamento e reciclagem.

 

“A Semana Lixo Zero é um tempo de trazer conscientização através de palestras, documentários, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade e abordar o problema por nichos, já que ele se apresenta de forma muito diferente para hospitais, escolas, supermercados ou bairros. Será uma grande mobilização de especialistas em gestão de resíduos, empresas e cidadãos buscando impactar positivamente a gestão de resíduos.”

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *