Como os caiapós defendem seu modo de vida tradicional e a Amazônia
07/09/2018
Aquecimento global pode matar ursos polares de fome, diz estudo
14/10/2018

A cervejaria ecológica que tem um ciclo de produção sustentável de ponta a ponta

Beber cerveja pode parecer uma atitude inofensiva para o meio ambiente, mas tudo tem o seu impacto…

Já falamos sobre a importância de dar preferência à bebidas em lata – e uma empresa australiana vai mais longe para garantir a sustentabilidade da nossa gelada.

Urban Alley Brewery, localizada em Melbourne, pensou no impacto da cerveja de ponta a ponta. Através da parceria com uma destilaria local, a empresa conseguiu reutilizar o uso de água necessário para os processos de aquecimento e resfriamento do líquido.

Estes processos são necessários para a produção da cerveja, mas costumam ser responsáveis pela utilização de grandes quantidades de gás. Através da parceria entre as duas empresas, estas emissões são reduzidas significativamente, como conta o Inhabitat.

A preocupação não para por aí. Um sistema instalado na construção permite que praticamente todo o lixo gerado durante o processo de produção cervejeira seja usado ou como fertilizante ou como biogás usado no local, evitando ao máximo o desperdício. A água também é filtrada em um processo interno e reutilizada.

Na hora de servir, a cerveja vem em latas, um material que pode ser infinitamente reciclado. As embalagens de seis latinhas são unidas através de anéis biodegradáveis, feitos com resíduos da produção. Além de reutilizar o material, isso evita o uso de plástico, um dos maiores vilões da poluição atualmente. Assim, caso algum destes anéis vá parar no mar, os peixes podem consumi-los sem problemas.

Bem que poderiam rolar algumas iniciativas do tipo aqui no Brasil também, não acham?

Vem ver mais algumas fotos da cervejaria!

]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *