Preocupação do varejo com cadeia de suprimentos chega ao setor de pescados
24/08/2018
Fabricante de agrotóxicos é condenada a pagar mais de R$ 1 bi a jardineiro com câncer
24/08/2018

10 fotos chocantes revelam a extrema desigualdade entre ricos e pobres ‘parede com parede’

Mesmo os problemas sociais mais evidentes muitas vezes vão se tornando distantes abstrações, que podem precisar de uma ilustração gráfica e inconteste para nos despertar para sua gravidade. A desigualdade social e a pobreza não deveriam ser um desses, mas em todo caso o trabalho do fotógrafo sul-africano Johnny Miller visa justamente ilustrar, na mais crua e direta prática, tal desequilíbrio entre os mais ricos e mais pobres de uma cidade. Viajando por países diversos, como México, Índia e a própria África do Sul, Miller registra com suas fotos essa cruel divisão.

Tembisa, Joanesburgo (África do Sul)

Na maior parte dos casos tal divisão é literal, feita somente por uma cerca, um muro, uma estrada ou um rio – mostrando de um lado um bairro rico e, de outro, uma região pobre. Suas fotos são feitas com drones, e vão ao alto para ver na devida perspectiva a diferença de um local para o outro, mesmo sendo vizinhos.

Santa Fé, Cidade do México (México)

O projeto, intitulado Unequal Scenes (Cenas desiguais, em tradução livre) procura justamente desafiar a maneira com que naturalizamos e muitas vezes aceitamos tais desigualdades, tolerando a ideia de que pessoas tão próximas possam viver vidas tão radicalmente diferentes. Se era preciso desenhar para se entender o quão cruel a desigualdade econômica pode ser, Miller decidiu ir além – e a fotografou.

Campo de golfe Papwa Sewgolum, Durban (África do Sul)

Santa Fé, Cidade do México (México)

Cidade do México (México)

Mumbai (Índia)

Lago Michelle, Masiphumelele, Cidade do Cabo (África do Sul)

Dar es Salaam, Tanzânia

Ixtapaluca, Cidade do México (México)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *