Conheça 6 materiais ecológicos para construir uma casa
04/04/2018
Aluno da USP, em parceria com a Ford, desenvolve veículo para resgates
07/04/2018

[VÍDEO] Gari dá verdadeira aula de história para explicar o racismo no Brasil

Tudo começou quando o gari Jr Jota publicou 2 fotos em seu Facebook. A primeira, era de um grupo de médicos brasileiros onde não havia um só negro e a segunda, um grupo de garis do Rio de Janeiro, onde todos eram negros. Seu objetivo era propor uma discussão sobre o racismo estrutural brasileiro, mas muitas pessoas o criticaram, dizendo que ele estava de “mimimi”.

Para explicar aos internautas que aquilo não era “mimimi”, Jota decidiu apagar as 2 fotografias e postar um vídeo explicativo, que é uma verdadeira aula de história, que todos os brasileiros deveriam assistir. Durante 6 minutos ele consegue criar uma linha do tempo desde os tempos da escravidão até hoje, estabelecendo uma ligação real entre a situação dos negros hoje no Brasil, mostrando para quem o criticou que a situação é mais séria do que eles acham.

Sabemos que a abolição da escravidão no Brasil se deu em 1888 e que nosso país foi um dos últimos a acabar com a prática, mas dizer que a escravidão foi abolida talvez seja uma afirmação um tanto imprecisa, já que isso não significa que os negros magicamente conseguiram trabalhar e a ganhar espaço e respeito na sociedade brasileira.

Como o próprio Jota afirma: Quando o negro foi solto da escravatura no Brasil, ele foi simplesmente largado”. Os negros deixaram de ser escravizados, mas como não sabiam ler, nem escrever, continuaram a viver no submundo e a fazer os trabalhos que ninguém queria fazer. Sem condições de viverem nas grandes cidades, passaram a viver nas periferias, formando as favelas.

A questão é que, é muito fácil os brancos dizerem que as fotos que Jota postou eram “mimimi”, mas antes de mais nada é preciso aprender a história, para ser possível de compreender o que acontece hoje. Sim, infelizmente o Brasil ainda é um país racista e os negros ainda sofrem diversos tipos de preconceitos, como o gari faz questão de expor: “Então sim, não é igual. O Brasil é sim um país racista. A gente tem sim coisa pra reclamar. Se você branco não sabe, é chato passar na rua e na mesma hora a polícia te parar”.

Para compreendermos a situação atual é necessário que saibamos reconhecer nossos problemas e nossa história. É fundamental que as pessoas privilegiadas saibam reconhecer que o racismo existe até hoje e a aula de Jota talvez possa ajudar. Assista o vídeo abaixo:

Com informações de Hypeness

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *