Fonte: Razões para Acreditar
Pense bem antes de jogar alguma coisa no lixo, porque nas mãos certas, quase tudo pode ser reutilizado. Com uma boa ideia em mente e pouca grana, estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Mato Grosso criaram uma cadeira de rodas a partir das peças de uma bicicleta. A invenção foi para a feira de ciências da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.
A produção do grupo de 16 e 17 anos, entre eles Yago Vinícius, Eduardo Corrêa e Cláudio Roberto, chamou a atenção dos visitantes. O trabalho, que levou três meses para ficar pronto, contou com a ajuda do professor de informática Renan Aparecido. “Eles queriam algo inovador, que ainda não visto aqui. Foi aí que eles tiveram essa ideia da cadeira, que é bastante acessível em termos de custo”, declarou ao site da Secretaria da Educação do MT.
O equipamento funciona como um triciclo, no qual a estrutura da bicicleta é acoplada numa cadeira de rodas, assim a pessoa pode comandar a velocidade e a direção pelo guidão. O investimento de R$ 270 foi destinado à compra de peças novas, como rodas e correntes, para evitar acidentes.
O projeto foi aprovado pelo cadeirante Emanuel de Jesus, de 16 anos. “Eu achei muito boa essa ideia, meus amigos andam bastante de bicicleta e, com esse projeto, vou poder sair com eles. Com a cadeira é complicado sair, porque ela é mais lenta e precisa alguém ajudar para ter mais velocidade”.
Vale na sua vida
É a partir do aço, um minério que se obtém do ferro, do qual a Vale é a maior produtora mundial, que nasce a bicicleta para mudar o cotidiano de muita gente. Encurtando distâncias, a magrela só traz benefícios! É um meio de transporte ecológico e econômico, proporciona uma atividade física, não custa caro e pode até se transformar em invenções maravilhosas como essa.
O que você irá deixar para o mundo?
Conheça o Sou Resíduo