Incrível invenção de artista permite que crianças cadeirantes se divirtam pintando
11/10/2017
A Ican – Nobel da Paz de 2017 – “A arma nuclear é inaceitável”
16/10/2017

Heróis Invisíveis: monumento em SP feito de recicláveis quer valorizar trabalho dos catadores nas ruas. Ajude a construi-lo!

Fonte: TheGreenestpost

Muitos já esqueceram. Outros sequer ficaram sabendo. Mas aconteceu: há dois meses o catador Ricardo Nascimento foi morto pela Polícia Militar de São Paulo no bairro de Pinheiros, durante uma confusão em frente a uma pizzaria, onde pedia por comida. Um trabalhador, que prestava um serviço para lá de importante à cidade, e que não foi respeitado enquanto cidadão e SER HUMANO unicamente por estar em situação de vulnerabilidade social e não ter voz na sociedade.

Como evitar que episódios assim se repitam? Para a galera da rede Minha Sampa e do movimento Pimp My Carroça, a visibilidade é o maior escudo contra a violência. Por isso, eles se uniram para mostrar e valorizar à toda cidade o trabalho dos catadores de recicláveis.

Como? As duas organizações estão com um financiamento coletivo aberto para instalar em pleno Largo da Batata, no bairro de Pinheiros (não por acaso, onde Ricardo foi assassinado), um monumento de um catador, em tamanho real, em homenagem a todas as pessoas (em sua maioria, em situação de rua) que exercem a profissão e garantem uma cidade verdadeiramente linda aos paulistanos.

Batizada de Heróis Invisíveis, a instalação será construída com ferro coletado nas ruas pelos próprios catadores e visa lembrar a todos que por ela passam sobre a importância do trabalho desses profissionais, tão pouco reconhecidos.

O monumento contará ainda com uma placa, em que ficarão gravados os nomes dos catadores que sofreram algum tipo de violência e/ou injustiça na cidade. Afinal, como bem disse o filósofo George Santayanaé, “aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo“. É com nome, história e laços que se rompe a invisibilidade e se luta contra as inúmeras injustiças a que pessoas em situação de vulnerabilidade social são submetidas, todos os dias, sem que muitos nem sequer fiquem sabendo.

Curtiu a iniciativa? O projeto Heróis Invisíveis precisa arrecadar R$ 17 mil até 26 de outubro para tornar a ideia realidade e construir o monumento dos catadores de recicláveis em pleno Largo da Batata. Qualquer valor a partir de R$ 25 pode ser doado – e já ajuda muito. Acesse o site do financiamento coletivo e faça sua contribuição.

Por nenhum Ricardo mais!

Foto: Itzel Valenzuela 

 

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *