Projeto ‘Fogões Eficientes’ beneficia milhares de famílias e preserva a natureza na Bahia
17/02/2017
Estudo aponta que Brasil baterá recorde na produção de orgânicos em 2017
20/02/2017

Startup transforma poluição em tinta para canetas

Fonte: Hypeness

A poluição do ar é um dos maiores riscos para a saúde dos moradores urbanos. Paris está enfrentando a pior poluição em uma década e Pequim decretou alerta ambiental máximo por causa dos alarmantes níveis de contaminação do ar nos primeiros dias de 2017. Para ajudar a mudar esta triste realidade, uma startup iniciou uma abordagem inovadora.

A Graviky Labs criou a Air Ink, uma linha de tintas de alta qualidade feita através da filtragem da fuligem preta dos escapamentos dos carros.

A ideia do produto surgiu quando o fundador da empresa, Anirudh Sharma, então um estudante de doutorado em engenharia de computação, voltou para visitar sua terra natal, Mumbai. Sharma percebeu a quantidade de poluição emitida pelos veículos e se uniu aos parceiros Nitesh Kadyan e Nikhil Kaushik para criar uma solução. Então surgiu o Kaalink, um pequeno dispositivo cilíndrico adaptado para escapamentos para capturar partículas de fuligem antes de serem liberadas para o ar.

Mas o que fazer com o pó preto que eles recolhiam? Transformar em tinta, claro! A fuligem é primeiro purificada de partículas de metal e vidro e, em seguida, misturada com óleo vegetal para criar tintas que variam de tinta caneta a tintas usadas em muros e painéis. Segundo o site da empresa, a invenção já impediu a poluição de 1,6 trilhões de litros de ar.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *