Mais de 60 toneladas de lixo são recolhidas após réveillon na orla do Recife
03/01/2017
Catadores expostos à excesso de fundos em lixo reciclável
Excesso de fungos em lixo reciclável coloca em risco saúde de catadores
05/01/2017

Brasileira transforma bituca de cigarro em porta-copos

Fonte: The Greenest Post

O Brasil é o maior consumidor de cigarro da América Latina (o que gera muito lixo tóxico para nosso solo). Algumas soluções já foram publicadas aqui no The Greenest Post, como o tijolo feito a partir do material ou o filtro biodegradável que, ao ser jogado no solo, vira uma muda. A bióloga brasileira Bárbara Sales de 26, está pesquisando a melhor maneira de transformar as bitucas de cigarro em porta-copos.

O projeto iniciou como trabalho de conclusão de curso para o Centro Universitário Newton Paiva, onde se formou bióloga. No início ela coletou bitucas manualmente e disponibilizou coletores em alguns bares para fazer testes. O processo de reciclagem foi estabelecido já neste primeiro momento. Primeiro o material fica de molho em um componente químico por sete dias, depois é submetido a um cozinhamento a 200 graus e vira uma massa que é transformada no produto final.

O principal objetivo é promover a conscientização ambiental. “Eu pensei no porta-copo por um raciocínio simples. O público fumante geralmente frequenta bares. Se esses bares e restaurantes oferecerem um produto feito a partir do resto do cigarro que ele consome, esse público pode se conscientizar e parar de jogar as bitucas nas ruas de forma inadequada”, explica a pesquisadora.

Agora, já graduada, Bárbara empresta os laboratórios da faculdade para verificar se ainda há toxinas no produto final e estudar maneiras de retirá-las. Se der certo, ela pretende iniciar as negociações com bares locais e dar continuidade a educação ambiental.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *