Porteiro transforma lixão em lindo jardim para a comunidade onde vive
06/12/2016
Mundo gasta 750 bilhões de dólares (todos os anos) com desperdício de comida
08/12/2016

Índia planta 50 milhões de árvores em 24h para neutralizar emissões (e entra para o Guinness)

Fonte: The Greenest Post

Um dos países mais populosos do mundo, a Índia, quer diminuir as emissões e melhorar a qualidade de vida da população. Já contamos aqui que a nação pretende ter apenas carros elétricos nas ruas até 2030. Mas, não satisfeita, ela implementou várias iniciativas superbacanas de plantio de árvores: há uma aldeia, por exemplo, que planta 111 árvores para cada menina que nasce no povoado e um indiano que plantou sozinho uma floresta do tamanho de 800 campos de futebol. Bacana, não?

No dia 11 de julho, mais uma ação entrou para a lista: voluntários do país inteiro se juntaram em um movimento nacional e, em 24 horas, mais de 49 milhões de árvores foram plantadas. O esforço não é à toa: na Convenção do Clima de Paris, a Índia se comprometeu a investir mais de seis bilhões de dólares plantando árvores até 2030. O objetivo é neutralizar as emissões de, aproximadamente, 200 milhões de CO2 por ano.

O acontecimento ganhou certificado no Guinness Book, que reconheceu o recorde. A plantação aconteceu em mais de 6 mil localidades, ocupando um espaço de 81 hectares do território do país. O departamento federal responsável pela ação está planejando isso há muito tempo. Foi o governo que providenciou 80 diferentes espécies de mudas nativas, cultivadas em 950 diferentes estufas espalhadas pelo país.

“O que precisamos fazer no momento é reduzir as emissões e tirar o máximo de CO2 da atmosfera”, conta Gustavo Silva-Chávez, responsável pela ONG Forest Trends. “O reflorestamento é uma ferramenta importante contra o aquecimento global”, conclui.

Vários outros países têm adotado medidas para aumentar ainda mais a quantidade árvores do mundo. Na Indonésia, por exemplo, ninguém casa se uma árvore não for plantada. No Butão, 108 mil árvores foram plantadas para comemorar o nascimento do príncipe. Ainda bem! Afinal, a Índia sozinha não conseguirá “salvar o mundo”, certo?

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *