Grupo se une para espalhar secretamente enxertos de árvores frutíferas pelas cidades
11/10/2016
Quantidade de lixo produzida no Brasil aumenta mesmo com crise
11/10/2016

FAO divulga iniciativas brasileiras de combate a fome e pobreza para países lusófonos

Fonte: ONU Br

Livro ‘Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi apresentado em setembro em fórum da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Publicação pode ser acessada online.

Em fórum da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre segurança alimentar realizado em Lisboa ao final de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou uma de suas mais recentes publicações sobre experiências do Brasil no combate à miséria e à desnutrição.

O livro “Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras” foi distribuído entre representantes de governos, ONGs, instituições de pesquisa e organismos políticos de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Timor-Leste e Brasil.

O especialista Caio Galvão de França, um dos autores do volume, apresentou a pesquisa para membros da sociedade civil e também em uma sessão do evento sobre compras públicas de alimentos. A CPLP acredita que os conhecimentos disponíveis na publicação serão úteis para futuras parcerias entre países lusófonos e a FAO envolvendo a replicação de iniciativas brasileiras.

Os temas abordados pelo fórum incluíram a governança da terra, a formalização da agricultura familiar, aquisições de comida pelos Estados e políticas de estímulo à agroecologia.

Os assuntos serão discutidos na próxima reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, que acontece em outubro no Brasil. O encontro antecede a cúpula de chefes de Estado do organismo lusófono, onde deverá ser debatida uma proposta de diretrizes comuns sobre apoio e incentivo à agricultura familiar nos países-membros.

Acesse o livro na íntegra aqui.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *