França proíbe venda de copos e pratos plásticos descartáveis
19/09/2016
A impressora 3D que constrói casas (sustentáveis) com adobe
19/09/2016

Voluntários recolhem meia tonelada de lixo em praia de Ilha Comprida, SP

Fonte: G1

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é comemorado neste sábado.
Lixo recolhido será separado e os dados enviados à Ocean Conservancy.

Voluntários e pesquisadores do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) recolheram meia tonelada de lixo em praias de Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira, ainda no litoral de São Paulo. A ação faz parte do “Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias”, comemorado neste sábado (17).

Durante a manhã, o grupo percorreu mais de 3 km de praia no Boqueirão Sul, retirando plástico, isopor, metais, alumínio, acessórios de pesca, vidro e roupa da areia da praia.

Também foram encontradas várias garrafas pets de outros países, como China, Coréia e Filipinas. Segundo os pesquisadores, o “lixo internacional” é trazido pelo mar pelos navios que navegam na costa brasileira.

Além de biólogos do Instituto, também participaram da ação estudantes da Escola Estadual Professora Yolanda Araújo Silva Paiva. Os alunos fazem parte do programa Escola da Família e colaboraram na atividade em parceria com o IPeC.

Os 497 kg de lixo recolhidos na praia serão separados e os dados enviados à Ocean Conservancy, responsável pela ação no mundo inteiro. O IPeC é responsável pelo monitoramento de praias na região do Vale do Ribeira, programa acompanhado pelo Ibama no Estado de São Paulo.

Outras regiões

O grupo EcoSurf que trabalha com educação ambientais em várias praias da região, também organizou ações de coleta de lixo para celebrar a data mundial. Foram recolhidos quase meia tonelada detritos em praias de Cananéia, na Ilha do Cardoso, Quilombo do Mandira e Costa Azul.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 20 =