Fonte: Hypeness
Com 84% da população brasileira vivendo em áreas urbanas, cada vez as crianças tem menos contato com a terra. Nesse cenário, a escola pode abrir as portas para que os pequenos tenham maior contato com a natureza, adotando hortas educativas em seu espaço. Um manual elaborado pela Universidade de Brasília, a pedido do Ministério da Saúde, ensina como fazer isso.
O manual ganhou o nome de “A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis” e está disponível gratuitamente online. No documento, são explicados todos os passos para elaboração de uma horta escolar, desde a escolha do terreno até a safra de algumas das principais hortaliças.
Como o próprio nome diz, o objetivo do manual é promover hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Por isso mesmo, há dicas de como preparar os alimentos e até receitas para maior aproveitamento da colheita.
Entretanto, o documento vai além ao sugerir como aliar atividades práticas envolvendo outras disciplinas, como matemática e ciência. Uma das sugestões é aproveitar o ambiente da horta para ensinar aos estudantes sobre a cadeia alimentar ao mesmo tempo em que explora informações os nutrientes presentes nos alimentos plantados.
O que você irá deixar para o mundo?
Conheça o Sou Resíduo