Casa sustentável na Itália usa cinzas vulcânicas e fibras de pêra espinhosa
18/08/2016
Marca de bijouteria utiliza cabos descartados
19/08/2016

Itália aprova lei contra desperdício de alimentos

Fonte: UOL

Com lei, Itália deve economizar 12 bilhões de euros por ano

O Senado italiano aprovou uma lei contra o desperdício de alimentos que pretende poupar cerca de 1 milhão de toneladas de comida por ano. Desta forma, a Itália deve conseguir economizar aproximadamente 12 bilhões de euros anualmente. Segundo dados da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti), os italianos jogam cerca de 76 quilos de alimentos no lixo por ano. “É um dado inaceitável”, destaca o ministro da Agricultura, Maurizio Martina.

O plano “SprecoZero” (“Desperdício Zero”, em livre tradução do italiano) tem como objetivo promover a doação de alimentos que seriam desperdiçados para setores mais vulneráveis da população.

O foco são os alimentos que mantiverem os requisitos de higiene e segurança, mas que por algum motivo não forem vendidos, estiverem perto do prazo de validade ou não forem colocados no comércio por erros no rótulo. Atualmente, os restaurantes e supermercados que desejam ceder seus excedentes devem apresentar uma declaração cinco dias antes. Os estabelecimentos também terão incentivos fiscais para doarem comida e remédios. O ministro explicou que o projeto se trata de uma “herança” da Exposição Universal de Milão, realizada em 2015, cujo tema foi “Alimentando o Planeta, energia para a Vida”, que debateu a agricultura e a alimentação.

Recentemente, a França aprovou uma lei mais ousada que proíbe o desperdício e prevê punições para os responsáveis. Os donos de estabelecimentos com mais de 400 m², por exemplo, são obrigados a ter acordos de doação com associações beneficentes, do contrário podem ser multados em até 75 mil euros e pegar dois anos de prisão.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *