Embrapa cria plástico biodegradável que pode ser produzido em minutos
18/11/2015
A origem daquilo que compramos
26/11/2015

Vídeo mostra vida e morte de uma colher de plástico em 2 min

Fonte: Exame

Assim como os seres humanos, os objetos têm uma história de vida. Ela se inicia na extração da matéria prima para fabricação, passa pelo processo de produção, transporte, comercialização, utilização e termina no descarte final do produto, quando julgamos que ele perdeu sua utilidade.

Todo este processo, chamado de ciclo de vida, é marcado por impactos ambientais e sociais, em maior ou menor escala.

Buscando alertar sobre os efeitos de uma cultura baseada no comprar-usar-descartar, a ONG ambientalista Greenpeace criou um vídeo que mostra o ciclo de vida de um objeto bem comum: a colher de plástico, cuja ‘história’ resume bem o destino de outros produtos descartáveis.

O vídeo faz uma viagem por todo o planeta mostrando quanto de recurso e energia são usados para criar um produto que é usado apenas uma vez e descartado.

“Esta ideia, obviamente, vai além de uma colher. Trata-se de como nos relacionamos com as coisas que consumimos. É sobre as escolhas que fazemos. Através delas, podemos mudar esse sistema e criar um mundo onde os humanos vivem dentro dos limites da Terra”, diz a ONG em seu site no Reino Unido.

“Tudo começa com você e aquela colher. É só lavá-la, reutilizá-la e amá-la”, resume a ONG. Confira, no vídeo abaixo (em inglês), a vida e a morte de uma colher de plástico em 2 minutos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *