Hábitos alimentares deram nova identidade a japoneses na Amazônia
08/02/2018
Contra poluição, Alemanha cogita transporte público gratuito
14/02/2018

As casas sustentáveis (feitas em 1 dia por pessoas não especializadas) que estão abrigando refugiados na Itália

A situação dos refugiados no planeta é seríssima. Pipocam mundo afora diversas iniciativas que buscam ajudá-los – como o campo para refugiados 100% abastecido por energia solar e casas feitas com garrafas plásticas, que já noticiamos aqui no The Greenest Post. Agora é a vez da pesquisadora iraniana Narges Mofarahian inovar: ela desenvolveu um modelo de casa sustentável de baixo custo para abrigar temporariamente refugiados de maneira adequada.

O projeto, chamado AGRIshelter, iniciará em breve em Milão, no norte da Itália. A ideia é usar materiais locais sustentáveis – como madeira e palha – para construir espaços para pessoas em situação de refúgio com cerca de 35 metros quadrados, onde sistemas de calefação ou refrigeração não são necessários.

“A casa pode ser construída em um dia, por quatro pessoas não especializadas e ainda é fácil de desmontar e transportar”, explica Mofarahian, em entrevista à agência de notícias Efe. As portas e janelas são feitas de madeira pré-fabricada, os muros são confeccionados à base de fardos de palha e o teto é de lona. E mais: a idia é  que as casas sejam instaladas ao lado de cisternas para garantir o fornecimento de água às famílias.

“Em 2015, milhares de refugiados chegaram à Europa fugindo da guerra da Síria e muitos países não estavam preparados para abrigar tanta gente. Normalmente, as soluções eram barracas, contêineres ou grandes espaços públicos, o que estava criando muita tensão e insegurança”, lembra Mofarahian. Com o novo projeto, que inclusive foi apresentado como seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de arquitetura, a iraniana espera levar mais qualidade de vida aos refugiados e menos impacto socioambiental às regiões que os recebem. 

Fonte: RPA

 

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *