O mês de fevereiro é marcado anualmente pela folia nas ruas de todo o país para comemorar o Carnaval. Em 2020, não foi diferente. A parte ruim é que, além da alegria, o carnaval também espalha lixo por onde passa.
Pensando nisso, a Ambev, ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a agência MAP e a Boomerang marcaram parcerias com as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife se uniram para recolher o lixo dos principais blocos de rua destas cidades – que somam cerca de 26 milhões de foliões.
Com o material reunido pelos catadores, a Ambev vai produzir lixeiras de materiais recicláveis para serem instaladas nessas cidades, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos após a folia.
Cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável foram mobilizados nas cinco cidades. Eles receberam uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais – foram recolhidos vidro, plástico, papelão e latas – todos os parceiros na coleta receberam EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta e tiveram pontos de apoio com hidratação e banheiros.
A ação deste Carnaval vem logo depois de a Ambev anunciar que vai acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Para atingir essa meta, a companhia vai tomar uma série de medidas e criar inovações em parceria com outras empresas e universidades e, neste Carnaval, deu mais um passo rumo a esse objetivo.
Fonte: Hypeness