Irlanda proíbe uso de plástico descartável no setor público
03/01/2019
Cientistas encontram microplástico em 100% das tartarugas analisadas em diferentes partes do mundo
09/01/2019

Coreia do Sul proíbe sacos de plástico de uso único nos supermercados

O governo sul-coreano proibiu o uso de sacos de plástico descartáveis nos supermercados do país.

A proibição entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2019, como parte de uma lei revista que promove a conservação dos recursos naturais e a gestão dos resíduos recicláveis, e afeta 2000 hipermercados e 11 mil supermercados.

Os estabelecimentos comerciais têm agora de disponibilizar aos clientes alternativas aos sacos de plástico de uso único que possam ser reutilizadas ou recicladas, como sacos de tecido ou de papel. Para o acondicionamento de produtos húmidos, como carne e peixe, os sacos de plástico continuarão a ser permitidos.

As multas para quem não respeitar a proibição podem chegar aos 3 milhões de won (2300€).

A lei revista também proíbe cerca de 18 mil padarias de disponibilizarem sacos de plástico de uso único gratuitos.

A somar a estas medidas, o ministério do Ambiente da Coreia do Sul anunciou que orientará esforços para reduzir o uso de outros itens descartáveis de plástico, como as palhinhas.

O Fórum Económico Mundial estima que existem cerca de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Segundo um estudo da Fundação Ellen MacArthur, se nada mudar, em 2050 haverá mais plástico do que peixes (em peso) no oceano.

Para combater esta poluição, cada vez mais países têm vindo a proibir os artigos de plástico de uso único. Alguns dos mais recentes a juntarem-se a esta lista foram o Peru e a Jamaica.

Fonte: The Uniplanet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *