Conheça o tênis de corrida que é feito a partir de fibra de eucalipto
18/01/2019
Indonésia tem restaurante desperdício zero que serve peixe pescado a mão
29/01/2019

Conheça o couro vegano feito de folhas de teca

Existem no mercado algumas marcas que vendem bolsas e sapatos com credenciais veganas, mas na verdade é um tipo de greenwashing, pois o couro sintético é na maioria das vezes feito à base de petróleo, altamente poluente e tóxico. Os acessórios veganos promovidos por algumas marcas famosas como “ecologicamente corretas”, na verdade não são melhores para o meio ambiente do que um par de chinelos de plástico do Walmart.

Buscando materiais realmente ecológicos, marcas de moda e acessórios na Tailândia criaram um tipo de couro vegano feito das folhas de teca (tectona grandis), um novo material genuinamente sustentável e biodegradável. A NUVI NOMAD fabrica uma linha de acessórios sustentáveis e de comércio justo para os amantes da moda ética e da ioga chamado NUVI RELEAF, seu material patenteado feito de folha de teca.

A fábrica da NUVI NOMAD fica em Chiang Mai na Tailândia e a sede em Frankfurt, Alemanha. O princípio fundamental da empresa é criar o melhor produto, sem causar danos, ao mesmo tempo em que usa a moda para inspirar responsabilidade social e ambiental. O “couro” é feito à mão com as folhas de teca escolhidas a dedo no extremo norte da Tailândia, e são tingidas por artesãos locais com cores não tóxicas e depois seladas e refinadas pela técnica inovadora da marca .

O resultado é um produto elegante, leve, durável, resistente à água e sujeira, antifúngico, disponível em várias cores e livre de produtos plásticos e animais. Segundo a empresa, cada peça é única através da textura natural da folha e variações de cores vibrantes. A marca teve seu projeto patrocinado através do Kickstarter.

A Elpis Studio é uma marca slow fashion que transforma matérias-primas naturais em “couro” para produzir itens como bolsas, carteiras e outros acessórios veganos. Isso porque seus produtos são feitos com folhas de teca por artesãos locais com paixão e cuidado com o meio ambiente. A produção do couro vegano utiliza os subprodutos da indústria de madeira de teca, que são as folhas da árvore. Além de leves e biodegradáveis, os produtos são extremamente duráveis ​, podendo resistir a tempestades tropicais.

Outra empresa a explorar as folhas de teca na produção de couro vegano é a tailandesa Mr.Leaf , que produz artesanalmente vários tipos de bolsas coloridas e com belo design. A folha da teca é uma matéria prima ecológica para se produzir “couro” mas outras folhas também podem ser utilizadas.

Fonte: Stylo Urbano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *