Austrália reduz 80% do uso de sacolas plásticas em apenas três meses
06/12/2018
Fernando de Noronha proíbe uso e vendas de plásticos descartáveis
13/12/2018

Indonésia passa a aceitar garrafas plásticas como forma de pagamento para transporte público

O plástico é um grande vilão para o meio ambiente, se descartado de forma inadequada! Estudos estimam que até 2050 terá mais plástico que peixes nos oceanos. Visando aumentar as iniciativas de reciclagem, o governo da Indonésia passou a aceitar garrafas e copos plásticos como moeda de troca para transporte público.

A cidade chamada Surabaya, segunda maior cidade do país, foi pioneira na iniciativa, implementada em Abril deste ano. Segundo a prefeitura, aproximadamente 15% de todo o lixo produzido na cidade é plástico.

Para ganhar a passagem basta entregar os materiais nos postos ou quando for fazer a viagem. A cada cinco garrafas plásticas ou dez copos de plástico é equivalente a passagem de até duas horas. Após a coleta, o material é vendido para empresas de reciclagem – o dinheiro ajuda a financiar espaços públicos verdes.

“Lixo como garrafas plásticas são espalhados pela cidade, então eu os coleto e os trago aqui. Assim não apenas ajuda o meio ambiente como também reduz o trabalho dos catadores”, explica Linda Rahmawat, moradora da cidade. O objetivo é que até 2020 a cidade consiga se zerar o desperdício de plástico.

Fonte: The Greenest Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *