Levantamento da ONU mostra que 40% da biodiversidade do planeta está em perigo
01/05/2018
Nível de gases de efeito estufa na atmosfera bate recorde preocupante
09/05/2018

Evento recicla mais de 200.000 kg com gestão de resíduos

A maior feira do setor supermercadista do mundo tem o certificado Sou Resíduo Zero

De 07 a 10 de maio acontece em São Paulo a APAS SHOW 2018, maior evento do mundo no setor supermercadista que reúne cerca de 700 expositores nacionais e internacionais e atrai mais de 70 mil visitantes. Com o tema “Nós Amamos Supermercado” o evento ressalta a importância que o setor representa na vida das pessoas. Pelo quarto ano consecutivo, a feira de negócios reitera seu compromisso com o meio ambiente obtendo o certificado Sou Resíduo Zero.   

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventosMais de 50 pessoas estão envolvidas na separação dos resíduos, que são classificados em 12 tipos diferentes de materiais. Até mesmo os resíduos orgânicos são destinados para a compostagem, processo que é iniciado na própria feira. Em 2017, a APAS SHOW reciclou 220.000 kg de materiais.

Gestão de Resíduos APAS SHOW 2018

Quem coordena o programa é a eccaplanuma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

Na APAS SHOW, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os expositores, montadora e equipe de limpeza e utiliza os canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

 

 

Seu evento pode gerar impacto positivo 
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.

Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *