Estudo põe Brasil entre os mais desiguais do mundo
14/12/2017
Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra
18/12/2017

Sou Resíduo Zero recebe Prêmio ECO Brasil 2017

Projeto inovador em gestão de resíduos que aplica o conceito Zero Waste em empresas e eventos recebe Prêmio ECO Brasil 2017

A Eccaplan, startup de consultoria em sustentabilidade, incubada no Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é a vencedora do Prêmio Eco Brasil 2017, promovido pela Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio) em parceria com o Estadão, na modalidade Sustentabilidade em Produtos ou Serviços com o seu projeto “Sou Resíduo Zero”.

Premio Eco 2017 - Sou Resíduo Zero

Sou Residuo Zero, projeto inovador de gestão de resíduos, ganha Prêmio Eco 2017

Na sua 35ª edição, o prêmio tem o objetivo de reconhecer as melhores empresas e práticas de gestão empresarial para a sustentabilidade no Brasil. Desde 1982, mobilizou 2.064 companhias brasileiras e multinacionais.

O projeto surgiu com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos. Batizado de “Sou Resíduo Zero”, o programa foi premiado por ter se tornado um verdadeiro movimento social, capaz de sensibilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade e promover uma grande mudança na forma com que os resíduos são tratados na sociedade brasileira.

“Estamos muito felizes com essa conquista porque o Prêmio Eco Brasil é um dos mais importantes em reconhecer o impacto de boas práticas em sustentabilidade empresarial no Brasil. Isso nos fortalece e nos incentiva a continuar lutando por um mundo mais sustentável”, comemora Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

O programa tem engajado instituições de renome como o Shopping Penha, Clube Hebraica e Pinheiros, Itaqua Garden Shopping, Hípica Santo Amarro, Feira da APAS, Camarote Brahma, Casa Cor e muito mais.

O executivo da Eccaplan explica que os participantes do programa passaram a encarar os seus resíduos como recursos valiosos e que podem ser reaproveitados. “Nosso programa garantiu que apenas o que é rejeito seja enviado ao aterro sanitário, e o restante do material seja reciclado e reaproveitado”, relata o executivo.

Além disso, ao reduzir a quantidade de resíduos que são enviados para os aterros sanitários, o programa “Sou Resíduo Zero” diminuiu a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses materiais emitiriam no meio ambiente. Para complementar, programa é gerador de emprego e renda para cooperativas de catadores, que são responsáveis por reincorporar os materiais recicláveis no mercado.

“Identificamos desde o início que o projeto da Eccaplan se desenharia como uma inovação de grande impacto social pelo seu propósito e capacidade de gerar engajamento social”. Para o diretor-executivo do Cietec, Sérgio Risola o “Prêmio Eco 2017 foi mais do que merecido e reconheceu a capacidade da Eccaplan de colocar a inovação a serviço da sustentabilidade e conquistar parceiros pelo Brasil inteiro.

 


CONHEÇA  Sou Resíduo Zero

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =