A água brasileira corre para as multinacionais
11/08/2017
Técnica de plantio em palha reduz necessidade de irrigação e adubação
15/08/2017

Esse bilionário norueguês construiu um iate para eliminar o plástico dos mares

Fonte: Razões para acreditar

Muitas vezes nos perguntamos porque a maioria dos indivíduos que possuem muito dinheiro não investe sua fortuna em algo que possa melhorar o mundo. Não sabemos a razão, mas é certo que eles poderiam se inspirar  no caso desse empresário bilionário norueguês, chamado Kjell Inge Røkke, que decidiu construir um iate que terá a capacidade de recolher cinco toneladas de plástico dos oceanos todos os dias, e depois derretê-lo.

A embarcação Research Expedition Vessel (REV), terá 181 metros e será construída pela empresa VARD e projetada por Espen Oeino, um conhecido designer de super-iates.

Kjell Inge Røkke tem sua fortuna estimada em 2,6 bilhões de dólares e detém quase 67% da frota marítima e da exploração petrolífera offshore do conglomerado financeiro Aker ASA.

Ele também convidará cientistas e investigadores marinhos para subirem a bordo do REV, para poderem estudar as mudanças climáticas, a pesca excessiva, a poluição plástica e extração, referiu a Rosellinis Four-10, uma subsidiária da companhia de Røkke.

O iate (que vem munido de um laboratório, drones aquáticos e aéreos, auditório, dois helipads e veículo subaquático) terá capacidade para acomodar 60 cientistas e 40 membros de tripulação e será o maior iate do mundo.

Ele estará equipado com um sistema de recuperação de energia, motores de velocidade média, acionamento direto de um sistema de propulsão diesel-elétrica com pacote de bateria e um sistema de limpeza de gases de escape, o que fará com que o carbono do REV seja reduzido.

O empresário, que agora trabalha como pescador, afirmou que uma das razões para criar esse projeto foi a vontade de devolver algo  bom ao meio ambiente:

“Eu desejo devolver à sociedade parte do que ela me deu. Este barco será uma parte… o mar cobre 70% da Terra e uma boa parte não é investigada”.

Assista ao vídeo:

srzz

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *