Cadela adotada compartilha cobertor com cão de rua no RS e foto viraliza
Cadela adotada compartilha cobertor com cão de rua no RS e foto viraliza
07/07/2017
Amazônia em chamas: o inferno é aqui!
Amazônia em chamas: o inferno é aqui!
07/07/2017

ONU promove inclusão social por meio do cooperativismo

ONU promove inclusão social por meio do cooperativismo

Fonte: ONUBR

Cooperativas ajudam na construção de economias e sociedades inclusivas e podem contribuir para a eliminação de pobreza e para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), afirmou o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Dia Internacional das Cooperativas (1).

“Trabalhemos nas fortalezas das cooperativas enquanto juntamos os esforços para implementar a Agenda 2030 e assegurar que ninguém fique para trás”, disse Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), referindo-se à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O trabalho decente é um mecanismo fundamental para a inclusão e a justiça social, disse Ryder, destacando o trabalho decente como um dos ODS.

O tema deste ano para o Dia Internacional das Cooperativas é assegurar que ninguém fique para trás. “Significa estar particularmente atentos à situação de trabalho de mulheres e homens que estão em risco de exclusão e pobreza, incluindo pessoas com deficiências, povos indígenas, imigrantes e refugiados”, disse o diretor.

O cooperativismo permite às pessoas criarem suas próprias oportunidades econômicas por meio da força coletiva, afirma a ONU, embora ainda existam áreas onde o potencial das cooperativas pode ser explorado.

Ryder aponta que cooperativas poderiam cumprir um papel potente nos esforços de eliminar o trabalho infantil, o trabalho forçado e a discriminação laboral. “Abordar os desafios multidimensionais para a inclusão vai requerer cooperação e parceria”, disse Ryder.

As 300 maiores cooperativas do mundo geram um volume de negócios anual de 2,5 trilhões de dólares, mais do que o PIB da França, segundo o Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais.

O Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) – cuja associação inclui a OIT, a ONU e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) – comemorará o Dia Internacional das Cooperativas deste ano durante o Fórum Político de Alto Nível, entre 10 a 19 de julho na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

O tema do evento deste ano é “erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança”. Acompanhe o Fórum Político de Alto Nível clicando aqui e saiba mais sobre o trabalho do COPAC clicando aqui.

Selo Sou Resíduo Zero

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *